“A concorrência não acompanhou a rapidez que nosso sistema de entrega de consumo tem”, disse Andy Jassy, diretor do Serviço Web de armazenamento em nuvem da Amazon, ao Business Insider. Ele acredita que os concorrentes não inovam e não buscam maneiras de valorizar o cliente e agilizar todo o processo de compra.
Segundo ele, a chave para o sucesso da Amazon é que a empresa evita o que ele chama de “o ‘não’ institucional”, uma armadilha comum às grandes empresas. Quando os gerentes de grandes empresas entram em uma reunião, “estão procurando maneiras de evitar riscos e por isso estão propensos a dizer não”, opina. “O medo de arriscar pode fazer com que as empresas percam grandes oportunidades”.
Na contramão, a Amazon procura encorajar a tomada de riscos e a inovação, sem negar propostas ou ideias que possam vir a beneficiar a empresa por medo de dar errado, conta Jassy.
“Quando nossos líderes entram em uma reunião, eles estão procurando uma maneira de dizer ‘sim'”, diz o executivo. “Dizemos ‘sim’ mais do que qualquer outra empresa do mundo. Tomamos decisões rápidas e estamos dispostos a falhar se for preciso, mas vamos arriscar”, revelou.
A Amazon trabalha com uma cultura de empresa, na qual os funcionários não são avaliados por suas ideias que não funcionaram, ??mas sim pelo seu compromisso com elas.
Isso significa que a Amazon busca pessoas que trabalhem sempre pensando em inovar. Jassy diz que outra peça-chave do quebra-cabeça é que a Amazon é “focada no cliente” e “no longo prazo”, o que significa que a empresa não se compara aos concorrentes e não decide algo baseado apenas em seu impacto imediato.
“Para ser inovador você precisa pensar em construir coisas que durarão mais que todos nós aqui”, afirma. Ele sabe, no entanto, que é uma tarefa difícil e acha que as grandes empresas de tecnologia “perderam sua vontade ou o DNA para inventar”.
Fonte: Infomoney