É visível que a transformação digital trouxe consigo muitas mudanças, à medida em que se pensa em um serviço personalizado, o relacionamento com a tecnologia tende a ficar ainda mais estreito. Literalmente as empresas estão nas mãos de seus consumidores com seus dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa “Global Mobile Consumer Survey”, conduzida pela Deloitte com 2.000 usuários brasileiros, 87% dos entrevistados possuem o equipamento – o que representa um aumento de 7% em relação à 2016. Então, por que não aproveitar essas projeções cada vez mais otimistas para investir em tecnologia?
Como já vimos anteriormente, os chatbots são softwares extremamente versáteis, são adaptáveis para diversas tarefas e funcionalidades. Aliados ao mobile, essa ferramenta aumenta as vendas, reduz custos, possibilita o atendimento 24h por dia, 7 dias na semana sem intervenção humana. Hoje, os bots são verdadeiros protagonistas para SAC, vendas, RH, marketing, TI, etc.
Sua marca já aprendeu a falar?
Os chatbots estão provando ser uma ferramenta cada vez mais efetiva e lucrativa dentro dos varejos nacionais e globais. Estamos em um mercado onde inovação é a palavra-chave para novas oportunidades de negócio. Com certeza, se você chegou até aqui é por que precisa, assim como muitos varejistas, a utilizar os chatbots no mobile.
Como utilizar chatbots dentro de uma estratégia mobile
- Primeiramente sua empresa deve avaliar os frameworks de bot para utilizações dentro do mobile, tanto por sua aplicabilidade em atividades do varejo, como internamente para funcionários, por exemplo.
- Construa aplicativos omnichannel. Integrar sua comunicação e unificá-la permite que sua empresa seja facilmente acessada por usuários mobile. Os chatbots podem complementar serviços dentro das redes sociais ou atuar como aplicativos independentes.
- Combine o uso de chatbots com um banco de dados e aplicativos já existentes da sua marca. Ao unificar esses canais, é possível tirar informações valiosas sobre o comportamento do seu consumidor
Funcionalidades dentro do mobile
Essa funcionalidade transforma o chatbot em uma equipe de vendas, possibilitando toda a trajetória de compra como se o consumidor estivesse na loja. Todo esse processo é feito de maneira rápida, desde a escolha do produto até a sua retirada. Veja o exemplo a seguir:
Captação de leads
Essa funcionalidade permite que o software extraia informações estratégicas para conduzir o prospect para o time de vendas ou, até mesmo, fazer a geração do lead dentro do próprio chatbot.
SAC
Com um atendimento rápido e de qualidade, os usuários ficaram ainda mais satisfeitos. O chatbot utilizado como serviço de atendimento ao cliente reduz o tempo de espera em filas e otimiza o trabalho dos colaboradores.
Comunicação redes sociais
As redes sociais são ótimas pontes para se comunicar com consumidores. Produzir conteúdo para o usuário e explorar ações que podem otimizar o relacionamento B2C já é possível dentro dos bots do próprio Facebook, por exemplo.
Os Chatbots permitem que seu varejo:
- Monetize suas plataformas de redes sociais;
- Impulsione suas promoções e ofertas, sob demanda;
- Fique atento aos processos internos de sua empresa;
- Tenha disponibilidade integral para solucionar problemas.
Segundo alguns dados fornecidos pelo Google, até o final deste ano a previsão é de que 19% das vendas do e-commerce irão acontecer a partir de dispositivos móveis. Já em 2021, a projeção sobre para 41%. Atualmente, 30% dos internautas só podem ser alcançados através do mobile, pois não acessam a internet em outros dispositivos.
Fonte: Neomode