A complexidade do setor varejista e sua intensa transação de informações demanda o apoio da tecnologia, visando a integração e uma análise de dados assertiva e ágil. Frente a essa realidade, a solução encontrada pela Cencosud Brasil foi investir no Business Intelligence por meio da tecnologia QlikView.
Com presença em 8 estados brasileiros, a empresa conta com mais de 220 lojas e cerca de 27 mil colaboradores em suas cinco bandeiras: GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic. Com todo esse crescimento nos negócios, era preciso integrar inteligência analítica ao ERP SAP a fim de entregar mais robustez à operação.
“A ferramenta é uma facilitadora para o Cencosud Brasil, pois ao interagir com fontes distintas permite integrar e consolidar informações de gestão”, comenta José Giraldo, gerente de Business Intelligence do Cencosud Brasil.
Análise de dados
A plataforma foi adotada por meio da consultoria Falqon – Inteligência Emrpesarial, Gold Sollution Provider e canal da Toccato, distribuidora dos produtos Qlik do Brasil. A tecnologia fornece uma rápida análise de dados da organização, com a geração de relatórios personalizados que permitem a visualização de necessidades e processos da empresa.
A solução começou a ser implementada e entre as ferramentas utilizadas estão também o NPrinting, plataforma de criação e envio de relatórios. “Além da diminuição do esforço da equipe, que antes tinha que exportar e reunir dados manualmente para a confecção de relatórios, a solução também nos deu acesso às informações de forma assertiva, o que é essencial para a tomada de decisão”, avalia Giraldo.
A Cencosud Brasil conta com a solução QlikView em diversas áreas do negócio a exemplo de Estratégia Comercial, Pricing, Serviços Financeiro – com o Cartão Cencosud -, Fidelidade, Perini, Recursos Humanos, entre outras.