Grupo Chileno pretende focar em seus negócios mais estratégicos e melhorar a sua rentabilidade
O grupo chileno Cencosud estuda a venda de ativos considerados não essenciais para o negócio. A ideia é manter o foco naqueles mais estratégicos e tentar melhorar sua rentabilidade, informou a empresa em comunicado sobre investimentos globais. A companhia não detalhou regiões ou operações da qual iria se desfazer e negou a venda de ativos da operação brasileira.
Apesar disso, há alguns meses, a imprensa chilena chegou a cogitar o interesse da varejista em vender suas drogarias no Brasil. O Cencosud divulgou que pretende investir US$ 500 milhões neste ano nos cinco países em que atua: Argentina, Colômbia, Peru, Chile, além do Brasil, onde controla as redes Bretas, Prezunic, GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini. Ao todo são 222 unidades no Brasil e 1100 no total.
No País, o grupo chileno vem encontrando dificuldades para crescer acima do mercado. Entre os motivos, está a dificuldade de integração das empresas adquiridas. No ano passado, surgiram informações de que o controlador, Horst Paulmann, teria sondado investidores brasileiros sobre possível interesse em parte da operação brasileira.