As vendas no marketplace da marca cresceram 507% em junho e 812% em julho; dentre os parceiros estão Vivara, de joias, e Beauty Box, de beleza
Com isso, a C&A dá um passo importante no disputado universo das compras online. A seu favor, ela tem o grande reconhecimento de marca entre os brasileiros. A marca é uma das mais tradicionais varejistas de moda do país, com 43 anos no Brasil. Até 2010, a C&A era líder do mercado. Depois, ficou anos semcrescer e foi perdendo espaço para concorrentes como Renner e Riachuelo. No ano passado, abriu capital na bolsa brasileira B3 com a meta de voltar a expandir.
Para chegar lá, a varejista ampliou o número de parceiros no marketplace, que passou a se chamar Galeria C&A. Hoje são cerca de 35 parceiros. Dentre eles estão a Vivara, com joias, Beauty Box com itens de beleza, Liz, com lingerie, Casa Mais com decoração, e Grow, com brinquedos e jogos. Dentre as marcas de roupas, estão Sawary, de jeans, e Kings, de moda de rua, sendo que essas já são vendidas nas lojas físicas da C&A.
O público respondeu bem. As vendas no marketplace cresceram 119% em abril, 353% em maio, 507% em junho (mês em que a C&A iniciou a expansão da modalidade), e 812% em julho, sempre em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A companhia não divulga números absolutos.
Para atrair novos parceiros e otimizar o processo de cadastro de marcas interessadas, a varejista criou uma plataforma chamada Venda Aqui, onde as empresas interessadas em vender pelo site da C&A se cadastram. Após o cadastro, as marcas passam por uma curadoria para a escolha daquelas que mais se encaixam com a proposta do marketplace.
Para os parceiros, a C&A oferece o contato com um público que vem crescendo. A varejista cresceu de forma significativa em seu aplicativo, por exemplo. No início no ano eram cerca de 500 mil usuários no app por mês. Hoje já são perto de 3 milhões. A rede ainda tem um programa de fidelidade, com cerca de 10 milhões de clientes. “Após o IPO aumentamos significativamente os investimentos no digital, aceleramos, o que torna a Galeria mais interessante para os parceiros”, diz Correa.
A possibilidade de ter esses novos segmentos oferecidos também nas lojas físicas da marca não está no radar por enquanto, mas não é descartada. A Riachuelo, por exemplo, tem o modelo de loja Casa Riachuelo, com itens de decoração e outros artigos para o lar.
A C&A abriu capital no Brasil em outubro do ano passado. Terminou 2019 com receita de 5,2 bilhões de reais e lucro de 214 milhões de reais, um crescimento de 23,4% em relação a 2018. No primeiro trimestre de 2020, teve prejuízo de 55,4 milhões de reais, com queda da receita por conta da pandemia do novo coronavírus. A rede tem 286 lojas.
Fonte: Exame