O SPFW, em parceria com a C&A, anuncia ontem (27), durante o SPFWTRANSN42, o lançamento de um projeto que irá movimentar a economia criativa no Brasil. Idealizado pelo Instituto Nacional de Moda e Design (INMOD), o Projeto Estufa nasce para ampliar possibilidades e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado. Uma plataforma para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir. Provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos.
“Vivemos uma era disruptiva de mudanças constantes e desafios globais. O futuro já é agora. Tudo está em aberto, provocando novos olhares e experimentações”, comenta Paulo Borges, criador do SPFW.
Tecnologia, design, sustentabilidade, novas matérias-primas, gênero, diversidade, consumo, responsabilidade social são alguns dos desafios contemporâneos que serão alvo do projeto com apresentações, desfiles, encontros e discussões, numa agenda paralela ao SPFW. O objetivo é que através dessas conexões e por meio da projeção de iniciativas inspiradoras, se consiga influenciar e acelerar transformações que já estão em curso no mercado, com vistas a uma economia mais consciente, tanto do ponto de vista do consumo, quanto da produção.
O Projeto Estufa acontece a partir de 2017, com a apresentação de iniciativas e marcas que estão inovando dentro dos pilares do projeto. Os lançamentos ocuparão o Espaço Estufa no SPFW, onde também acontecerão encontros e seminários com vistas a fomentar a discussão e gerar novas conexões.
Além disso, o projeto também prevê a criação de produtos de edição limitada por meio da colaboração entre criadores participantes do projeto e a C&A. E, no ambiente digital, uma série de conteúdos especiais em torno do projeto, permitirá ampliar a discussão, multiplicando o alcance das informações e facilitando a troca e a interação entre participantes e interessados, vencendo qualquer barreira geográfica.
Para marcar o lançamento do projeto, uma série de conversas com influenciadores da economia criativa no Brasil acontecem durante a #SPFWTRANSN42 e são transmitidas ao vivo pela página do São Paulo Fashion Week no Facebook, com apresentação da C&A. Em quatro dias os conteúdos já contabilizaram 54 mil views, alcançando 406 mil pessoas na plataforma.