O grupo Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), deu início a um processo de integração comercial de suas redes de varejo na América Latina. Entre os dias 2 e 4 de maio, a companhia promove um encontro de fornecedores no Brasil com as outras empresas do grupo em países como Colômbia, Uruguai e Argentina. A rodada de negócios é feita em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A companhia afirmou que o evento já teve a primeira edição há cerca de dois meses na Colômbia. Os encontros são parte do processo de consolidação do grupo na América Latina, que começou em meados de 2015 com a venda de uma participação detida diretamente pela holding no GPA para a rede Éxito, na Colômbia. O processo, diz a empresa, visa a captura de sinergias no médio prazo.
O projeto envolve compradores dos Grupos Éxito, da Colômbia, Disco e Devoto, do Uruguai, e Libertad, da Argentina, e mais de 70 dos principais fornecedores brasileiros do GPA no segmento alimentar.
A primeira edição do evento, realizado em Bogotá, contou com a presença dos principais executivos dos negócios do Casino na América do Sul e cerca de 60 fornecedores da Colômbia. Ainda no segundo semestre do ano, serão realizados eventos similares também na Argentina e no Uruguai.
Com a reestruturação societária em meados de 2015, o Casino formou um comitê para buscar sinergias entre os negócios da América Latina. Além da plataforma de compras conjuntas, o grupo pretende desenvolver em outros países o modelo de venda de têxteis da Colômbia e vê espaço para evolução dos produtos de marca própria. O modelo do “atacarejo” brasileiro começa a ser exportado para outras regiões com a inauguração da primeira loja na Colômbia em maio.