Depois de elevar seu faturamento em quase 25% no ano passado, a Casa do Construtor – rede de lojas de aluguel de equipamentos – projeta 27% de expansão neste ano, para R$ 350 milhões. Com atuação nacional, a rede tem 280 lojas abertas em todo o país – 25 delas em 2019 -, a empresa pretende chegar a 350 até dezembro. Das unidades em funcionamento, 40% estão no Estado de São Paulo.
A Casa do Construtor aluga desde concreteiras e betoneiras até equipamentos de jardinagem, principalmente para obras horizontais e reformas. Segundo o sócio Altino Cristofoletti Junior, pessoas físicas com atividades relacionadas à construção respondem por 60% do faturamento.
De acordo com o empresário, ainda não há falta de equipamentos na Casa do Construtor, pois a rede se planejou junto aos fornecedores. Mas é provável, segundo ele, que haja escassez em caso de mais aquecimento da atividade de construção. “Nos anos anteriores, os fornecedores tiveram de se readequar para atender a um mercado com pouca demanda”, afirma.
O sócio da Casa do Construtor compara que a maioria das empresas de locação de equipamentos para construtoras fecham contratos de aluguel por prazos médio e longo. “Nosso foco é alugar os equipamentos por hora, se possível”, afirma o empresário.
A maior parte das lojas da Casa do Construtor é franquia – a fatia das lojas próprias, atualmente de 8%, chegará a 10% até o fim do ano. Neste ano, foi aberta franquia no Paraguai, a primeira fora do Brasil. Nos planos da rede, está chegar a 1.000 lojas em funcionamento até 2027, incluindo o formato “store in store”, ou seja, loja dentro de loja. A rede já deu início ao formato em Águas de São Pedro (SP) e Paraty (RJ).
Fonte: Valor Econômico