Lançado há cerca de um ano e meio, o comércio eletrônico do Carrefour Brasil chegou a representar em 2017 um total de 3,5% das vendas da companhia no Brasil. A empresa destacou em sua divulgação de resultados do quarto trimestre que a venda online apresentou um forte desempenho de vendas e, considerando apenas os três meses finais do ano, chega a representar 5% do resultado.
Em 2016, o e-commerce do Carrefour atingia apenas 1% das vendas. Desde então, a companhia expandiu a oferta com o início da operação de venda online de alimentos em outubro do ano passado.
O Carrefour destacou ainda a intensificação da estratégia digital como uma de suas prioridades para 2018. A companhia informou que irá implementar a estratégia de “click and collect”, também chamado de “retira em loja”. Produtos comprados online poderão ser retirados nos hipermercados e supermercados da rede.
No quarto trimestre de 2017, a margem bruta caiu 1,44 ponto porcentual, para 25,9%. A empresa disse que isso ocorreu devido à participação no mix de vendas do e-commerce e de produtos eletrônicos, que apresentam margens menores. Excluindo este efeito e descartando também um impacto fiscal referente ao PIS/Cofins e ICMS-ST, a redução da margem no teria sido de 0,2 ponto porcentual, afirmou a companhia.
Investimentos
No ano de 2017, o capex (investimento) cresceu 1,2% para R$ 1,808 bilhão. Do capex total, 47% foi destinado a expansão e 20% a reforma de lojas.
O total de lojas do grupo ao final de 2017 era de 634, ante 566 em dezembro de 2016. No formato de “atacarejo”, onde o Carrefour atua com a bandeira Atacadão, a empresa adicionou 11 lojas ao longo do ano passado. Já a rede de lojas de conveniência Carrefour Express ganhou 49 novos pontos de venda.
Fonte: IstoÉ