Entre os dias 14 e 31 de março, a operação de varejo do Carrefour Brasil registrou crescimento de 26,3% no conceito ‘mesmas lojas’, que considera somente unidades com pelo menos 12 meses de atuação. O avanço no período foi superior ao da bandeira de cash & carry Atacadão, de 18,6% sob o mesmo critério.
Os dados integram um relatório preliminar divulgado pela companhia e mostram os primeiros impactos da pandemia de Covid-19 no desempenho do Carrefour no País.
Resultados do 1o trimestre
Considerando as vendas consolidadas no primeiro trimestre, o Grupo Carrefour Brasil totalizou R$ 15,9 bilhões, o que representa avanço de 12,5% em comparação com o mesmo período entre janeiro e março de 2019.
O maior crescimento total nos três primeiros meses de 2020 veio do Atacadão: +13,6%, dos quais 6% foram resultado de expansão. Com isso, a receita bruta da operação de atacarejo totalizou R$ 10,8 bilhões no período. No formato, o mix da cesta de produtos em março se concentrou principalmente em itens básicos e essenciais, como os de mercearia seca, cujo crescimento foi de 5,2%, higiene (17,3%) e itens de limpeza (10,4%).
Excluindo-se o impacto favorável de 1% do efeito calendário (1 dia a mais no mês de fevereiro), as vendas do Carrefour Varejo sem considerar gasolina cresceram 8,9% (ou 9,1% incluindo o marketplace) no primeiro trimestre de 2020, bem acima do avanço de 6,1% no mesmo período do ano passado. Em valores, significa R$ 4,4 bilhões (ou R$ 4,5 bilhões incluindo marketplace).
A rede avalia que o aumento de volumes no trimestre, particularmente nas categorias alimentares, também reflete a decisão estratégica do Carrefour de manutenção de preços, o que incluiu o congelamento dos preços de 200 itens de marca própria por pelo menos dois meses .
“O Grupo Carrefour Brasil apresentou um desem penho de vendas muito forte no primeiro trimestre, enquanto operava em um ambiente atípico e sem precedentes, demonstrando notável resiliência. À medida que a pandemia do Covid-19 se espalhou, as equipes do Carrefour Brasil se mobilizaram e se adaptaram em velocidade recorde para garantir a saúde e a segurança dos consumidores, proteger o poder de compra e manter as operações normalmente diante de um aumento repentino na demanda. Gostaria de agradecer a todas as equipes em nossas operações por sua dedicação excepcional e agradecer a nossos clientes por sua confiança nessas circunstâncias sem precedentes. O ecossistema omnicanal do Carrefour Brasil que desenvolvemos nos últimos dois anos nos deixa bem posicionados para enfrentar tempos difíceis e continuar a garantir que os consumidores brasileiros possam consumir alimentos de qualidade a preços acessíveis”, declarou, por meio de comunicado, Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Fonte: S. A. Varejo