O Carrefour Brasil é a primeira companhia a aderir ao programa “Adote um Parque”, criado pelo ministério do Meio Ambiente para que empresas, fundos de investimentos e até pessoas físicas patrocinem a preservação de unidades de conservação da Floresta Amazônica pelo valor de R$ 50 por hectare – ou 10 euros por hectare caso o investimento seja estrangeiro.
Em torno de 15% da área atual da Amazônia brasileira está disponível para patrocínio dentro do projeto, que visa reverter a imagem do governo federal na questão ambiental, após forte ritmo de desmatamento registrado nos últimos dois anos.
O programa “Adote um Parque” será lançado oficialmente nesta terça-feira (9/2), no entanto o Carrefour já confirmou que assumirá a responsabilidade pela preservação de uma área de 75 mil hectares de floresta, o que equivale ao tamanho da cidade de Nova Iorque. A rede varejista deverá investir em torno de R$ 4 milhões por ano no projeto. O patrocínio é de 12 meses, podendo ser renovado por mais quatro anos. Durante a vigência do contrato, a empresa deverá proteger a área contra queimadas e outras formas de desmatamento, regenerar áreas degradas da floresta (caso haja) e investir em melhorias de infraestrutura.
Fonte: S.A. Varejo