Com foco na redução da geração de lixo plástico, o Carrefour anuncia que irá adotar novas embalagens com materiais recicláveis e biodegradáveis. As mudanças vão valer para produtos da própria marca e de diversas áreas, como orgânicos, frios, cafeterias, entre outros. As mudanças vão atingir produtos à venda em pontos físicos, assim como pelo e-commerce. “Acreditamos que podemos causar um impacto muito positivo, principalmente pelo volume de materiais que uma rede como o Carrefour usa”, diz a Época NEGÓCIOS Marie Tarrisse, gerente de sustentabilidade do Carrefour Brasil.
As mudanças devem trazer impactos já em 2019. A estimativa é que o grupo de varejo deixe de usar cerca de 51 milhões de bandejas de isopor ao longo dos próximos 12 meses—elas serão substituídas por materiais como papelão ondulado, folhas de papel e plástico polietileno. A decisão vem por conta da baixa taxa de reciclagem de isopor no Brasil. O trabalho foi feito com a contratação de uma consultoria especializada em embalagens, a TriCiclos, que estudou as embalagens da rede.
As mudanças chegam dentro de um grande plano de incentivo à adoção de hábitos mais sustentáveis e saudáveis por parte de consumidores em todo o mundo. Desde novembro de 2018, um comitê foi formado dentro do Carrefour Brasil para analisar mudanças que poderiam diminuir o uso de plástico desnecessário nas embalagens. Marie explica que esse comitê, interdisciplinar, conta com representantes do time comercial da rede. “A gente entende que quem vai mudar as embalagens são as pessoas que negociam os produtos”, afirma.
A gerente explica que o Carrefour Brasil trabalha na criação de um manual que deve auxiliar os membros da equipe comercial a fazer melhores escolhas sobre materiais e embalagens. “Queremos que quem não é um engenheiro de embalagens, como o time comercial, possa saber o que é aceitável ou não dentro das políticas do Carrefour”, diz. Esse manual trará informações como materiais que devem ser recusados.
Outra mudança que deve chegar à área comercial é em relação aos fornecedores. Qualquer empresa que pretenda vender embalagens ao Carrefour Brasil terá de dar mais informações do que as exigidas atualmente. Marie explica que serão pedidas especificação mais detalhada dos materiais da embalagem.
O que muda
O isopor deixa de ser usado nos produtos de marca Carrefour. Para orgânicos, serão adotadas embalagens de papelão ondulado, material reciclável e biodegradável. Para frios e queijos, a alternativa serão folhas de papel combinadas a plástico de polietileno—as lâminas podem ser separadas com facilidade e ambos os materiais são recicláveis.
As cafeterias de supermercados e hipermercados deixarão de fornecer canudos, copos e mexedores de plástico—os acessórios disponíveis serão feitos com materiais bioamigáveis, como papel e madeira.
As mudanças chegam também para o varejo eletrônico. As embalagens para entrega de produtos terão mais tamanhos disponíveis para evitar o desperdício—o pulo será de quatro para sete opções de tamanhos. O papelão também será usado como alternativa para embalagens de plástico.
Escassez
Se o volume que o Carrefour é capaz de trazer com uma mudança como essa é valiosa para o planeta, os números superlativos trazem complicações ao mesmo tempo. A rede tem enfrentado problemas na busca por fornecedores de materiais ecológicos no volume necessário.
Um exemplo citado por Marie é em relação ao isopor usado em carnes e peixes, que são produtos molhados. “Vimos inovações como o uso da fécula de mandioca, mas são fornecedores que não conseguem atender ao volume que o Carrefour precisa”, explica.
Fonte: Época Negócios