Após levantar pelo menos R$ 4,5 bilhões em sua oferta inicial de ações (IPO) na semana passada, cujos recursos foram revertidos basicamente para pagamento de dívida, o Carrefour tem interesse em fazer aquisições e prevê ampliação e melhorias de 40 unidades já existentes, o que representa 10,5% do total de lojas que a varejista possui no Brasil.
Segundo Charles Desmartis, presidente do Carrefour Brasil, a varejista está mais confortável para investir porque reduziu drasticamente seu endividamento. “Pensamos muito se iríamos abrir a loja e o shopping agora ou adiar devido ao atual cenário econômico. O financiamento desse projeto já estava pago, mas o IPO ajudou na nossa decisão”, disse. Hoje, o Carrefour inaugura em São Paulo um hipermercado ‘conceito’ e o shopping Pamplona – ambos de propriedade da varejista e voltados ao público premium.
Entre as 40 unidades que serão parcialmente ou totalmente reformadas, 12 estão em São Paulo. Entre esses projetos estão, por exemplo, a loja da Marginal Pinheiros, na capital paulista, que será demolida para abrigar no mesmo terreno torres comercial e residencial. O projeto do prédio residencial seria tocado pela Odebrecht, mas há negociações em andamento para troca da construtora.
Em relação a outro investimento, o Cosmopolitano Shopping, em São Paulo, o grupo diz que o projeto segue em obras. O hipermercado que fica no local está em operação. O Valor antecipou em maio que a abertura do Cosmopolitano foi adiada por causa da crise econômica. Há ainda planos de modernização de unidades na Barra da Tijuca (RJ), Brasília e Recife, Minas Gerais, entre outros locais.
O valor do investimento para modernização das atuais unidades não foi revelado, nem tampouco o montante aplicado na loja conceito e no shopping Pamplona. O novo hipermercado do Carrefour tem um projeto arquitetônico com evolução em relação ao modelo tradicional. Há caixas para pagamento sem atendente e cupons de descontos que são liberados em displays ou pelo aplicativo do Carrefour, cujo desconto é dado de acordo com o perfil de compras do cliente.
Desmartis diz que a expectativa é que sejam realizadas seis mil compras por dia na loja da Pamplona, volume superior ao das demais unidades, mas ele não revela o volume de tíquetes da rede.
Após um ano e meio de obras, o Jardim Pamplona Shopping também abre as portas hoje. Segundo Fernando Lunardini, diretor-presidente do Carrefour Property Division, quase 100% das 83 lojas do empreendimento já tiveram seus contratos de locação fechados. Questionado sobre acordos de descontos em alugueis aos lojistas, Lunardini nega a negociação. “Conseguimos negociar nas mesmas condições de 2013 e pudemos escolher as lojas mais adequadas ao perfil do shopping”.
Na primeira fase, inaugurada hoje, são 25 lojas. Segundo Lunardini, os esforços são para que as demais lojas e restaurantes sejam abertos neste segundo semestre.
Fonte: Valor Econômico