Por Redação | A varejista francesa reestruturou sua equipe de digital e está investindo fortemente em inteligência artificial a fim de bater uma meta: tornar-se a número 1 em vendas online no setor supermercadista brasileiro.
“Assim como a Uber é líder em mobilidade, o iFood em foodservice, queremos ser no varejo alimentar”, definiu Sam James, CDO do Grupo, que já foi responsável pelo marketplace da Uber no Brasil e entrou para a companhia no ano passado com o desafio de revolucionar sua área de dados e alcançar números audaciosos.
Durante encontro com jornalistas no mais novo Campus do Grupo, localizado em Alphaville, em Barueri (SP), Sam compartilhou alguns desses planos. Um deles é a menor dependência possível de parceiros, como o iFood e Rappi.
“Em pouco mais de um ano, já foi possível reduzir 80% das entregas feitas por terceiros para 50%. Meu desejo seria 100% de autonomia, mas este é um grande desafio”, contou, sem estimar um prazo ou revelar valores de investimento, mas mostrando confiança no potencial de desenvolvimento desse mercado em comparação com outros países.
Hoje cerca de 7% do faturamento vem das vendas feitas pelo e-commerce, número que pode dobrar e chegar a aproximadamente 14% como é em outros países, de acordo com Sam James.
Domínio na tecnologia dos dados
O Grupo Carrefour não entrou para o mercado de e-commerce com agressividade, pois o objetivo da companhia é crescer de forma sustentável, sem gargalos. Hoje o objetivo é a liderança e, para tal empreitada, o investimento na tecnologia de dados é fundamental.
“Queremos uma venda perfeita, sem ruptura, sem cancelamento do pedido, com entrega no prazo estimado e com agilidade”, disse Sam, que revelou parte da estratégia: “Estamos investindo muito em inteligência de dados e contratamos os melhores especialistas, porque para dar conta de cerca de 1.000 lojas por todo Brasil dentro da excelência que programamos, seria humanamente impossível, mesmo com com uma equipe de 150 mil colaboradores”.
Fonte: S.A.Varejo