Inspirado em modelos que já dão certo na França e na Espanha, o Grupo Carrefour cria no Brasil sua primeira Dark Store. Ela funciona como mini Centro de Distribuição da varejista para atender os pedidos de compras de alimentos online, que não eram comercializados no site do Carrefour, que foi relançado em julho do ano passado. A Dark Store ocupa o espaço da loja desativada localizada na avenida Santo Amaro, no bairro do Brooklin, situado na zona sul da capital paulista. Essa loja física foi fechada porque a frequência caiu em função das obras do Metrô nas proximidades.
Na manhã de ontem (9/10), diretores e gerentes do Carrefour apresentaram o local para alguns jornalistas. O mini centro de distribuição está montado como se fosse uma loja física para que o funcionário – que possui um relógio aplicativo – possa fazer as compras do consumidor com agilidade. Compra feita com todos os itens no carrinho, o passo seguinte é acomodar os alimentos em embalagens especiais, inclusive para os perecíveis. Feito isso, eles seguem para a entrega, que pode ser feita via motoboy, van, carro, bicicleta, dependendo da distância. A taxa de entrega tem preço único de R$ 14,90. Os produtos são levados até os consumidores entre 7h e 21h, no dia seguinte à compra. Neste momento não haverá a possibilidade de comprar pelo aplicativo e retirar os itens nas lojas e nem na Dark Store.
Cerca de 6 mil produtos nas categorias de bebidas, mercearia seca e perecíveis estarão disponíveis no aplicativo. “Não pesaremos produtos, por enquanto não vamos trabalhar com produtos a granel. Os itens já estão pré-embalados”, ressalta, Daniel Viana, gerente de e-commerce alimentar do Carrefour.com.
O programa já nasce com mais de 4 milhões de clientes cadastrados, considerando usuários do cartão de crédito e do site da empresa. A princípio, o programa só é valido para clientes situados num raio de 10 km da Dark Store. Isso significa atender 200 bairros da capital paulista, pertencentes às zonas central, oeste e sul. “A expansão geográfica do novo serviço de venda de alimentos online será gradual, ao longo dos próximos meses para os demais bairros da cidade e, futuramente, para o restante do País. Não sabemos dizer a data que isso acontecerá mas está no nosso radar”, afirma Luiz Escobar, diretor de e-commerce do Carrefour.
De acordo com Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour, o Meu Carrefour é uma plataforma de inteligência de dados que traduz a estratégia omnicanal da companhia no País. “Colocamos o cliente no centro de tudo. Com esse programa de vantagens, de desconto e de fidelidade passamos a ter uma visão de 360º do consumidor. Isso nos dá mais agilidade para trabalhar ofertas mais assertivas, por exemplo”, afirma Silvana.
Ao ser questionada sobre os concorrentes que já vendem alimentos pela internet há mais tempo, Silvana reconhece o atraso do Carrefour em relação aos rivais. “O GPA, acho que você está se referindo a ele, tem um histórico mapeado há 17 anos. Nós temos uma empresa única e integrada, com apenas um CNPJ. Isso facilita os processos de decisão e faz as ações se espalharem rapidamente para todos os segmentos, como eletro e alimentos”, diz Silvana.
O aplicativo Meu Carrefour oferece ainda outras funcionalidades ao cliente, como: localizador de lojas; leitor de código de barras, que permite verificar o preço dos produtos remotamente; código de barras digital para acelerar o processo de identificação no caixa; cupons promocionais relevantes baseados no histórico e preferências de compra, incluindo a loja física de interesse; histórico de compras em loja física e online para acompanhar gastos; e sugestões de ofertas baseadas nessas listas de compras armazenadas.
“Estamos investindo em um futuro onde o relacionamento com o cliente e o comércio eletrônico se baseia em plataformas mobile. Buscamos atender à crescente demanda dos clientes por mais rapidez e comodidade e reforçar a estratégia omnicanal iniciada no ano passado com a venda online de produtos não alimentares”, reforça Viana.
Para aqueles que optarem por se cadastrar no programa gratuito, além de preço com desconto para diversos produtos sinalizados com a etiqueta roxa, terá acesso a diferentes cupons emitidos de acordo com seu perfil de compra e aceitos nas lojas e no site do Carrefour. Para quem ainda resiste ao mundo digital, ainda sim será possível aproveitar a dinâmica do preço especial ao informar apenas seu CPF em qualquer checkout.
Fonte: Supermercado Moderno