Muitas empresas já perceberam como utilizar a reciclagem de lixo e a preocupação com o meio ambiente não só para tornar o mundo melhor para todos, mas também como um gancho para incentivar os consumidores a engajar em campanhas de marketing. Sendo assim, este engajamento com as questões de meio ambiente, quando bem conduzido, faz bem para as marcas.
O Carrefour, empresa francesa de supermercados que também opera no Brasil, percebeu esta necessidade de seus consumidores e lançou um plano de reciclagem de lixo em sua rede de lojas na Espanha que já permitiu economizar 37 toneladas de CO2 por ano com iniciativas de Internet of Packaging. A solução de negócios foi apresentado durante o World Congress 2019 da Active and Intelligent Packaging Industry Association (AIPIA), em Amsterdã, Holanda.
O projeto desenvolvido em parceria com a Recycl3r incentiva consumidores a reciclar lixo, com tecnologias como códigos de barras, QR Codes e outras. Várias marcas parceiras do Carrefour estão participando da iniciativa, inclusive Coca-Cola, Mondelez, P&G, Unilever, entre outras. Do ano passado, quando o projeto foi iniciado, até agora, o número de empresas parceiras praticamente dobrou de número.
Segundo Ivan Gonzalez, CEO da Recycl3r, o aplicativo usado pelos consumidores espanhóis tem foco em três elementos: shopping info, consumer info e recycling info. “Os consumidores ganham pontos que equivalem a um centavo de dólar”, diz o executivo. “Somente 14% dos consumidores usou a solução NFC [tipo de RFID para campo próximo]. Não foi uma alternativa tão bem-vinda pelo público, quanto previsto”.
O maior engajamento, de acordo com Gonzalez, começou com uma oferta maior de descontos. “Mas as pessoas não se mexem nem mesmo quando há retorno de dinheiro, se a maneira para obtê-los não for simples e amigável”, constatou. Assim, os organizadores simplificaram os processos e, agora, as pessoas não precisam mostrar que estão realmente reciclando.
“Percebemos que o papel de fiscalizar não é do Carrefour”, afirma Gonzalez, “mas apenas o de premiar as pessoas pela promessa de que farão o descarte correto. Não é o negócio do Carrefour investigar se as pessoas fizeram a reciclagem”. Assim, a companhia passou a ter meio milhão de interações por mês com seus consumidores por meio do app, o que serviu para aumentar seu market share na Espanha.
Para conquistar novos consumidores, explica Gonzalez, “as empresas precisam entender que hoje a decisão de compra está sendo impactada pela promessa de reciclagem que as empresas fazem e por programas como o do Carrefour.
Fonte: IOP