Coleta de materiais recicláveis e medicamentos vencidos são destaque ao lado da formação profissional de jovens e adultos
O Grupo Carrefour Brasil divulga os resultados dos seus principais programas sociais e de sustentabilidade conduzidos durante o ano de 2015. As ações são focadas na promoção dos direitos humanos e na preservação do meio ambiente, principais frentes trabalhadas pela companhia em todos os países onde atua.
“Conduzimos e apoiamos diversos projetos no país, reforçando nosso compromisso e preocupação com o desenvolvimento sustentável das nossas operações. Ao longo dos últimos anos, temos investido em ações voltadas à preservação do meio ambiente e à inclusão social. Por meio do Instituto Carrefour promovemos ainda o respeito à diversidade nas relações humanas, algo fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”, ressalta Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Diversidade do Carrefour Brasil.
Criado em 2001, o Programa Voluntário Carrefour já contabiliza 40 mil horas de trabalhos dedicados a mais de 600 organizações sociais de todo o país. Atualmente, cerca de 1.300 colaboradores participam das atividades a cada mês. Os números não são expressivos somente nas ações de âmbito social. Nos programas voltados à preservação do meio ambiente, o Carrefour acumulou resultados relevantes no último ano.
O Carrefour também apoia programas que contribuem para a formação profissional de jovens e adultos. Em 2015, mais de 2.000 jovens participaram do programa Jovem de Talento, voltado à formação e empregabilidade de estudantes entre 16 e 24 anos. O Conexão Varejo, desenvolvido pela ONG Rede Cidadã e apoiado pela Fundação Carrefour, formou mais de 2.513 novos profissionais, cerca de 40% a mais em relação ao ano anterior. O programa tem como objetivo capacitar jovens e adultos para atuação específica no setor de varejo alimentar. Desse total, 32% dos formados foram incorporados ao quadro da companhia.
A coleta de pilhas e baterias usadas, promovida em todas as lojas da rede, contabilizou 2,9 toneladas de produtos usados, número 15% maior do que o registrado em 2014. Desde a implantação do programa, em 2011, já foram coletadas aproximadamente 12 toneladas de pilhas e baterias em todo o país.
O Programa Juntos pelo Meio Ambiente, desenvolvido em 2008 em parceria com a Mondel?z Brasil e a Tetra Pak®, coletou de mais de 2.760 toneladas de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal, vidro e embalagens Tetra Pak®. O volume arrecadado é 38% maior na comparação com o ano anterior. Esses números são resultado da operação de 138 pontos de coleta localizados em 47 municípios brasileiros. Além disso, as estações de coleta apoiam 350 cooperados diretos e sua renda beneficia mais de 1.000 pessoas indiretamente.
A coleta de medicamentos vencidos, realizada em 30 drogarias da rede, recebeu mais de 1.349 kg de remédios. O montante representa cerca de 610 milhões de litros de água que deixaram de ser contaminados graças ao descarte correto. O volume coletado é 98% maior do que a quantidade arrecadada em 2014.
Além dessas iniciativas, o Carrefour conta com outros dois projetos voltados ao descarte correto de resíduos, incentivando que os clientes optem cada vez mais pela reciclagem das embalagens dos produtos que consomem. Novamente em parceira com a Mondel?z Brasil e a Tetra Pak®, o Carrefour disponibiliza em suas lojas as Ecocaixas: coletoras de embalagens que o consumidor não deseja levar para casa logo após as compras. As caixas são instaladas próximas aos caixas, a fim de facilitar o descarte de embalagens de papelão ou plástico, latas, embalagens da Tetra Pak e garrafas vazias – uma ótima opção para os clientes que moram em bairros onde não há coleta seletiva. As embalagens coletadas são encaminhadas para cooperativas parceiras, que garantem a destinação correta desses materiais. Cerca de 1.000 pessoas são beneficiadas direta e indiretamente pela ação, que também auxiliará na geração de renda e inclusão social dos cooperados.
Em parceria com a Motorola, o Carrefour disponibiliza ainda em suas lojas pontos para entrega voluntária de pequenos aparelhos eletrônicos, como celulares e acessórios, dentre eles carregadores de bateria, fones de ouvido e cartões de memória. Instaladas próximas à entrada das lojas, as estruturas possuem individualmente capacidade de coleta de até 15 kg.Os aparelhos coletados são encaminhados para triagem e transformação por empresas parcerias, seguindo posteriormente para um processo de fundição, para extração do plástico e dos metais contidos nestes aparelhos. O plástico extraído, por exemplo, é utilizado como fonte de energia. Já os metais retornam para a cadeia produtiva, onde poderão ser transformados em outros produtos. A cada quilo de material coletado é possível reciclar 650g de metal e 250g de plástico para a correta destinação e reaproveitamento.
Outros dois importantes projetos integram as ações ambientais do Carrefour no país. No ano passado, a rede inaugurou em Vila Velha (ES) seu primeiro hipermercado no país com iluminação 100% a base de LED, proporcionando uma experiência de compra agradável com o menor consumo de energia. O projeto integra o conceito Nova Geração, implantado em supermercados e hipermercados do Carrefour, que destaca aos produtos expostos nas gôndolas e diminui perdas de iluminação. A mudança no sistema de iluminação reduz o consumo médio de energia na unidade em cerca de 30%.
Além disso, desde o ano de 2014, diante do aumento da preocupação em torno do abastecimento de água em diversas regiões do país, o Carrefour criou um comitê executivo para monitorar este cenário, buscando ainda aperfeiçoar seus programas de uso racional de água e energia elétrica que compreende toda a operação no Brasil. A companhia conta também com diversas iniciativas de conscientização dos seus colaboradores voltadas ao consumo consciente dos recursos naturais. Somente a revitalização do sistema hídrico das lojas – que compreende a substituindo tubulações, instalação de equipamentos mais eficientes e eliminação de vazamentos – reduziu o consumo médio de água em 20% no ano passado.
Ao longo de 2015, o Carrefour participou ainda de importantes iniciativas ligadas à preservação do meio ambiente e à promoção dos direitos humanos. Em maio, a empresa liderou a criação da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que tem como objetivo promover uma reflexão sobre como gerar avanços mais significativos na presença do público negro no âmbito empresarial.
Além disso, ao lado do Instituto Ethos, o Instituto Carrefour apoiou o Fórum de Diálogos Mudanças Climáticas, promovido em junho pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo. A iniciativa visa desenvolver ações voltadas à priorização do uso de energia limpa e à adoção de práticas de gestão empresarial e governamental em resposta aos desafios da chamada economia de baixo carbono. Vale lembrar ainda que, no ano passado, o Grupo Carrefour apoiou em Paris a realização da COP21, a maior conferência internacional sobre mudanças climáticas, que culminou na assinatura de importante acordo internacional de combate ao aquecimento global.
No Brasil, a empresa promove uma série de ações neste sentido, sempre tendo como diretriz os pilares da plataforma de sustentabilidade do Grupo Carrefour. Dentre as iniciativas em curso é possível destacar o uso de energia proveniente de fontes alternativas (eólica, biomassa e pequenas centrais hidroelétricas), que já representa 80% da energia utilizada nas lojas Carrefour. Além disso, são adotadas medidas simples que garantem bons resultados como, por exemplo, a iluminação a base de LED, balcões frigoríficos fechados e o aperfeiçoando do sistema de entregas, reduzindo o número de viagens logísticas e evitando que aproximadamente 300 toneladas de CO2 sejam emitidas anualmente.
Dentre os muitos compromissos globais do Grupo Carrefour está a meta de atingir desmatamento zero em sua cadeia até 2020, considerando as matérias-primas utilizadas em sua operação e produtos. O Grupo Carrefour ainda atende às diretrizes da Moratória da Soja e se comprometeu com o uso do óleo de palma certificado até o final de 2015 em todas as suas operações, o que reduz a pressão sobre as florestas. Além desses compromissos, o Carrefour Brasil foi pioneiro ao obter a certificação da carne que comercializa pelo selo Rainforest Alliance.
Em agosto, o Grupo Carrefour assinou também carta a ‘Carta Aberta ao Brasil sobre Mudança Climática’, que renovou e ampliou seus compromissos com o combate ao aquecimento global. O documento propõe ao poder público um conjunto de sugestões para reforçar o posicionamento dos governos nas discussões sobre o clima, por meio de compromissos assumidos pelas empresas signatárias. A iniciativa faz parte do Fórum Clima, realizado pelo Instituto Ethos do qual o Carrefour faz parte por meio do Conselho Orientador da organização. Além de acelerar a transição do país para uma economia de baixo carbono, a liderança do Brasil nesta agenda é fator fundamental para garantir competitividade no contexto global, usufruindo de vantagens na busca por uma matriz energética baseada em energias renováveis.
Durante a COP 21, em dezembro, o Carrefour Brasil assinou o Protocolo Climático do Estado de São Paulo ao lado de outras empresas. Acordo inédito proposto pelo Governo do Estado de São Paulo, o documento visa à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Este protocolo abrange quatro temas principais: redução das emissões de GEE, eficiência energética, eficiência hídrica e responsabilidade socioambiental. O acordo é voluntário, porém exige que as companhias signatárias reportem suas emissões, projetos e metas de redução. A iniciativa busca identificar e difundir as melhores práticas, auxiliando na criação e adaptação das políticas públicas e privadas.