A construção do Cosmolitano Shopping e de uma galeria de lojas e torre comercial, ambas em São Paulo, foram interrompidas pelo Carrefour por conta da crise, conforme divulgou o Valor Econômico. Os empreendimentos fazem parte de um plano de investimento imobiliário no país.
No caso do Cosmolitano, o Carrefour decidiu paralisar as obras no fim de 2016, justificando a alta de taxa de comercialização. O Valor informa que o projeto, com 200 lojas previstas, não tem previsão para ser retomado.
“Tem uma hora em que é preciso definir se vai ser construído ou não. O mercado enfrenta uma crise e embora tenha uma comercialização muito boa e seja um bom projeto, optou-se por esse caminho”, disse Thiago Lima, presidente da Saphyr Shopping Centers, sócia minoritária do Carrefour no projeto do Cosmolitano.
A taxa de comercialização, segundo Thiago, está em 50%. Antes da crise, shoppings abriam com 80% a 90% das lojas alugadas. Em 2016, a taxa caiu para 60% a 70%.
Quanto ao mini shopping, com 40 lojas previstas, houve até o momento a reforma do hipermercado. O Carrefour informou que “segue com o seu cronograma, que está em fase de aprovação na Prefeitura.”
Abertura
O Jardim Pamplona Shopping, com 65 lojas, no entanto, deve ser aberto ainda neste ano e fará parte da oferta pública inicial de ações (IPO). Com previsão de abertura para 2016, o projeto também sofreu atrasos.
Fonte: Giro Business