O Grupo Carrefour comprou 17% das ações Showroomprivé, segundo maior e-commerce da Europa, por 79 milhões de euros. A companhia, avaliada em 465 milhões de euros, é controlada pela Conforama, do grupo sul-africano Steinhoff. O objetivo do varejista francês é acelerar as vendas on-line e melhorar as áreas de marketing, logística e dados.
“Esta parceria é um novo passo na aceleração da nossa estratégia digital, em uma abordagem omni-channel. A companhia poderá fortalecer sua oferta [de produtos] após esta combinação operacional entre os dois grupos”, afirmou Alexandre Bompard, presidente do Grupo Carrefour, em comunicado enviado ao mercado.
Relatório do UBS apontou que Carrefour e Showroomprivé têm potenciais sinergias importantes para explorar, pois as lojas do supermercadista podem se tornar pontos de retirada de produtos, enquanto para o conglomerado será uma oportunidade de acessar um canal com alto índice de crescimento.
“Embora não faça parte do plano inicial, pensamos que as vendas físicas nos hipermercados do Carrefour podem ser uma opção. A aquisição mostra que Bompard, o novo presidente, está disposto a pensar de forma criativa e pensar em soluções para acelerar a estratégia omni-channel [do Carrefour], que está atrasada”, disse a equipe de análise.
O principal cliente do Showroomprivé é a mulher jovem, com faixa etária entre 25 e 49 anos, e acostumada a fazer compras em lojas virtuais. Segundo a instituição financeira, 85% das vendas do e-commerce são originadas na França, sendo que a categoria de moda tem participação de 60% e o restante é dividido entre eletrodomésticos, móveis, saúde e beleza.
Após a conclusão da transação, os fundadores do site, criado em 2006, terão 27,17% do capital social e 40,42% dos direitos de voto, enquanto o Grupo Carrefour deterá 16,86% do capital e 13,67% dos direitos de voto. Um pagamento adicional será feito à Conforama, caso o Carrefour realize uma oferta pública de aquisição da loja em até 18 meses após a conclusão da compra.
Fonte: Valor Econômico