TENDÊNCIA – O Carrefour vai lançar uma nova marca, para a qual quem decide as características dos produtos, como o preço, são os consumidores.
A varejista de origem francesa vai lançar no final de outubro a “Marca do consumidor”. O primeiro produto a sair para o mercado sob alçada da nova marca própria é o leite, uma escolha solidária com os produtores que neste momento lutam contra os baixos valores que recebem.
De acordo com a agência de notícias francesa AFP, o preço do leite da nova marca foi definido pelos consumidores franceses por meio de um questionário online, ao qual responderam 6 000 indivíduos. 99 centavos de euro por litro foi o valor fixado, que permitirá a 51 pequenos produtores com dificuldades, contratados para fornecer o produto, obter uma margem de 39 centavos de euro por litro.
Além do preço, o Carrefour apurou junto dos consumidores outras caraterísticas do leite, como a alimentação das vacas livre de transgênicos e que os animais pastem entre três a seis meses por ano.
O Carrefour está a estudar o lançamento de outros produtos, como laticínios ou sumos, para a “Marca do consumidor”.