Iniciativa tem o objetivo de reduzir a desigualdade racial e faz parte da agenda ESG do Grupo
Por Redação
O Grupo Carrefour Brasil vai destinar R$ 68 milhões para bolsas de estudos de pessoas negras que estão ou ingressarão no ensino superior. O valor faz parte do compromisso da companhia de investir R$ 115 milhões direcionados a programas de educação e geração de renda para a população negra.
O objetivo é ampliar e estimular o acesso a graduação e pós-graduação, com foco em áreas com baixa representatividade de pessoas negras, como: administração, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, comunicação, direito, economia, engenharia, medicina e odontologia.
Ao todo, serão 883 bolsas concedidas em todo o Brasil, destinadas para estudantes de instituições públicas e privadas, distribuídas da seguinte maneira: 305 para graduação, 223 para especialização, 304 para mestrado e 51 para doutorado. Cerca de 30% das bolsas serão destinadas para alunos do Rio Grande do Sul. A gestão financeira do programa e repasses aos estudantes será realizada pela Sitawi Finanças do Bem.
De acordo com Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade do Grupo, a iniciativa faz parte da agenda da empresa no combate às desigualdades e fomento de ações afirmativas e inclusivas. “As bolsas beneficiam pessoas negras que estão ingressando no ensino superior, com cursos em andamento ou que precisam de apoio para custear os estudos, seja em universidades públicas ou privadas. Os beneficiados foram escolhidos considerando, também, as áreas com menor representatividade e/ou atividades educacionais que têm número reduzido de ações afirmativas para equidade racial, como mestrado e doutorado, por exemplo”, explica.
A lista completa das instituições e cursos contemplados pode ser conferida no site da Cebraspe, instituição responsável pela etapa de seleção e gestão do edital. Todas as ações da companhia voltadas à equidade racial estão disponíveis no site Não Vamos Esquecer.
Fonte: S.A. Varejo