Empresa acredita estar ainda no início da jornada de crescimento dos formatos de proximidade
Por Luis Henrique Moreira
Com 162 lojas em operação no modelo de proximidade, sendo 147 com a bandeira Express e 15 do Carrefour Market, o próximo passo do Grupo Carrefour é seguir a expansão dos formatos. “Nós ainda temos espaço para crescer em São Paulo, onde está toda essa operação, mas temos planos para entrar em outros grandes centros urbanos nos próximos anos”, afirma João Edson Gravata, diretor de proximidade do Grupo Carrefour, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Quase 100% das lojas de vizinhança do Grupo estão localizadas na Grande São Paulo – a única exceção é uma unidade do Carrefour Market instalada na Praia Grande, litoral Sul de São Paulo.
Modelo Crescente
“O modelo de proximidade é um vetor de expansão da companhia e vamos manter este plano para os próximos anos. Nosso entendimento é que estamos apenas no início dessa jornada de crescimento do modelo de proximidade”, destaca Gravata. A aposta do Carrefour em expansão através de formatos de proximidade ganhou reforço em 2020, com a entrada em condomínios residenciais e corporativos. Hoje, são 24 lojas instaladas nesses espaços, sob a bandeira Express. Do total, 20 unidades são 100% autônomas, sendo 18 em condomínios residenciais e duas em empreendimentos comerciais; e as outras quatro lojas são semiautônomas, pois têm o fluxo autônomo com uso da ferramenta Scan & Go, além de self-checkout.
Avanço com Base em Dados
Desde a criação do formato, o Carrefour vem aperfeiçoando a operação, de acordo com as diferentes demandas identificadas. Em lojas de condomínio, o sortimento é focado em “alta conveniência”, com soluções rápidas para as variadas ocasiões de consumo. “Lançamos o modelo em dezembro de 2020 e tivemos todo esse período de aprendizado e estudo, para encontrar a melhor forma de funcionamento da tecnologia, ter a melhor definição de sortimento, critério operacional, modelo de negócio etc. Foram 6 a 8 meses de trabalho muito intenso no ano passado para um entendimento melhor do formato. E tudo que estamos desenhando de expansão agora passa pelo que a gente pôde coletar de informação nesse período”, analisa o diretor.
Clusterização
A estratégia de clusterização, na qual as empresas formam grupos de lojas com características semelhantes, tem norteado o Carrefour nas suas decisões operacionais. “O importante nesse processo é a gente fazer um trabalho bem feito de clusterização no momento de definir o sortimento e perfil de cada loja. Nosso trabalho para vizinhança é muito em cima disso, em todos os modelos.” Em média, o abastecimento das lojas é feito diariamente. No entanto, de acordo com o executivo, algumas unidades não têm a demanda de abastecimento diário. “Esse período que nós estávamos avaliando e aprendendo com o formato foi importante para termos um melhor entendimento disso, para saber que tipo de produto a gente vende mais em condomínio, que tipo de produto a venda é pequena e a quebra é alta, o que é mais vendido durante a semana e o que entrega maior valor no final de semana”, finaliza Gravata.
Fonte: GiroNews