Desde 2010, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) mantém o programa de rastreabilidade e monitoramento de alimentos (“RAMA”), que conta com a adesão voluntária associações estaduais e empresas supermercadistas, produtores e distribuidores de alimentos perecíveis.
Durante a APAS Show 2018, evento realizado entre os dias 7 e 10 de maio em São Paulo, Julia Carlini, gerente de Segurança Alimentar e Qualidade do Carrefour, abordou a experiência da rede com o programa, ao qual faz parte desde 2014.
De acordo com Julia, o objetivo é criar uma solução para o suprimento das lojas em um modelo compartilhado de informação para pequenos, médios e grandes produtores, distribuidores e supermercadistas, além de uma estrutura de investimento acessível para todos os formatos.
“Desde a entrada no RAMA, evoluímos rapidamente em rastreabilidade, monitoramento e inspeção de qualidade dos nossos alimentos”, afirma a gerente do Carrefour.
Os resultados obtidos pelo Carrefour em 2017 mostram a eficácia do Programa para a mensuração da rastreabilidade dos produtos. Ao todo, foram feitas 515 análises em 78 produtos diferentes, com 204 fornecedores.
“Tivemos 82% de adesão para marcas nacionais e 95% de adesão total para Frutas, Legumes e Verduras (FLV) em nossas lojas”, explicou Julia durante palestra na APAS Show 2018.
O RAMA ainda oferece para as empresas parceiras a “Cobertura Coletiva”, ou seja, o acesso às informações e padrões de alavancagem de cada empresa participante do programa. Uma das características que estimula a adesão de outras empresas é oferecer ações corretivas com pouco custo e conectar as redes varejistas ao consumidor final em uma relação interativa – sempre com foco nas melhorias.
“É muito importante conseguir a identificação da origem do fornecedor. Esse Programa permite descobrir o caminho percorrido pelo produto até o lar do cliente”, concluiu Julia.
Fonte: Apas Show