O carnaval deste ano deverá movimentar R$ 5,8 bilhões em todo o país impulsionando as atividades turísticas. O valor, no entanto, representa uma queda de quase 6% se comparado a 2016, registrando o pior desempenho das atividades turísticas para esse período em três anos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento aponta ainda que serviços de alimentação em bares e restaurantes responderão por 57,3% da receita, o equivalente a R$ 3,31 bilhões.
No plano regional, os Estados do Rio de Janeiro (R$ 2,4 bilhões) e de São Paulo (R$ 1,5 bilhão) deverão concentrar 68,2% da receita do setor no período. Destacam-se ainda as movimentações em Minas Gerais (R$ 332,7 milhões) e em três Estados da região Nordeste: Bahia (R$308,7 milhões), Ceará (R$140,3 milhões) e Pernambuco (R$131,4 milhões). Segundo a queda no faturamento do turismo no carnaval de 2017 não decorre, da aceleração dos preços típicos de bens e serviços mais demandados nessa época do ano. Nos últimos 12 meses, a variação média desses preços (+5,8%) foi a menor desde 2009 (+5,5%) e significativamente inferior à de 2016 (+13,2%).
Sem dinheiro para viajar, muitos brasileiros estão programando curtir o feriadão em suas cidades de origem e outros ainda pretendem acompanhar as atividades pela internet. Neste quesito, o paulistano é o folião mais conectado (24%), segundo levantamento realizado pela LeadPix. A agência de marketing direto e Big Data ouviu 7.156 pessoas de seis capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e Recife, para entender a relação e interesse deles com a festa de momo.
O povo mais carnavalesco é o baiano: 91% dos entrevistados declararam gostar de Carnaval. Os curitibanos ficaram na lanterna, mesmo assim com alto índice de interessados: 62% disseram que pretendem curtir a folia neste ano. Entre os entrevistados 84% gostam do carnaval e 69% tem a intenção de curtir de alguma maneira.
Ativações em blocos
Os blocos de rua são preferência nacional dos foliões que vão pular Carnaval esse ano: 36% disseram que irão pra rua. De olho neste público as marcas estão programando ativações para estarem cada vez mais perto dos consumidores neste momento de alegria e descontração. A Tic Tac leva o recém lançado sabor maçã verde para a folia de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Para os paulistanos, a festa começou no sábado no bloco “Chá Rosa e as tentações da Alinne”, comandado por Alinne Rosa. Em Salvador, além da marca estar presente com o bloco Chá Rosa, Tic Tac será tema do bloco Pipoca Rosa e as Tentações da Alinne by Tic Tac. Já no Rio de Janeiro, a folia será ao som de muito funk carioca no badalado Bloco da Favorita.
A Jurupinga fará degustação de Jurupinga Dinalle no desfile do Cordão do Bola Preta, no Centro do Rio de Janeiro, dia 25, quando serão distribuídos infláveis para os foliões. Além disso, a marca também distribuirá brindes, como camisetas, copos holográficos e mini garrafas da bebida. Desde o início de fevereiro, a marca está ativando mais de 100 bares no circuito dos desfiles dos blocos na cidade.
A Olla é um dos patrocinadores do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Durante os quatro dias de festa, a marca de preservativos fará ativações em mais de 15 blocos, entre eles: Bloco da Preta, Orquestra Voadora, Banda de Ipanema, Bloco da Favorita, Sargento Pimenta, Bangalafumenga, Cordão do Boitatá, entre outros. E no dia 4 de março, a marca também estará na ressaca do Carnaval junto aos blocos Pelo Saco, Mulheres de Chico e Bafafá. Com o slogan “viva a pegação”, serão distribuídos canecas e adesivos nos blocos de rua, e, para registrar os melhores momentos, levará uma moldura personalizada de fotos. A marca de camisinhas também levará em alguns blocos um dragão com 12 metros de comprimento e um personagem fantasiado de “homem camisinha”, que, de uma maneira descontraída, vai interagir com o público e exercer um papel de conscientização.
Engov preparou duas ativações para o carnaval do Rio de Janeiro com a plataforma #engovalivia. Promotores espalhados irão refrescar os foliões com spray de água e ainda fará distribuição de tatuagens com frases divertidas relacionadas à folia: o “Carnaval marcado na pele”. A marca estará presente nos blocos Escangalha (dia 25), Bangalafumenga (26), Sargento Pimenta (27) e Orquestra Voadora (28). Engov também estará presente em um dos camarote na Marquês de Sapucaí como patrocinador.
Ativações
A Cachaça Leblon terá ativações neste carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Kombi Leblon percorrerá bares de São Paulo e Rio de Janeiro durante o mês, oferecendo coquetel à base de cachaça e brindes exclusivos. No Rio, a marca estará com carrinho-bar nas festas, feijoadas e as piscinas do Copacabana Palace, Praia Ipanema, Caeser Park e Sheraton, durante o carnaval, apresentando três diferentes drinks preparados por Alex Mesquita, embaixador global da marca, como Caipi Leblon Limão, Tangerina e o Fresh Leblon.
Pelo quarto ano consecutivo, a SKY patrocina um dos maiores e mais famosos carnavais de rua do mundo, o carnaval de Olinda. O evento recebe o apoio da companhia por meio de sua plataforma de patrocínios regionais, que pelo segundo ano consecutivo também apoia o bloco de rua olindense D´Breck, que desfila no domingo, segunda e terça-feira de carnaval. As crianças terão atividade especial: Oficina de Pandeiros. Nesse espaço o público infantil poderá ganhar pandeiros e personalizá-los da forma que quiserem, com canetinhas e adereços como purpurina, fitas e adesivos. Na segunda-feira, a concentração do D´Breck será na Oficina de Pandeiros da SKY, às 9h, com uma saída especial do bloco para a criançada, que vai poder desfilar com seus novos pandeiros de brinquedo.
A Friboi marcará presença no carnaval de Salvador. Os convidados do camarote Expresso 2222 poderão provarão as carnes da linha Maturatta Friboi durante os dias de festa. Essa é a primeira vez que a marca participa do carnaval na cidade e disponibilizará mais de 900 quilos de produtos para os participantes do badalado camarote. Além dos produtos, a Maturatta Friboi fará ativação da marca com o convite para influenciadores digitais de gastronomia participarem da festa e saborearem os produtos.
A rede de hotéis Marriott resolveu investir no carnaval deste ano. A companhia americana é uma das patrocinadoras da Unidos da Tijuca, agremiação carioca que homenageará a música dos Estados Unidos. Com a iniciativa, a Marriott convidou membros do seu programa de fidelidade Marriott Rewards para conhecer as frisas da Sapucaí e desfilar junto da escola. Um grupo seleto de membros participou de um leilão na plataforma Rewards e entrará na avenida no dia 27 de fevereiro vestindo a fantasia da escola, que tem o samba enredo “Música na alma, inspiração de uma nação”.
Fonte: Mundo do Marketing