O Grupo Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins, fechou acordo com a americana Yum! Brands, dona das redes Pizza Hut, KFC e Taco Bell, para trazer ao Brasil as lanchonetes de comida mexicana Taco Bell. O grupo vai operar no país como master franqueado da marca.
Carlos Wizard, presidente do Grupo Sforza, disse que vai investir R$ 100 milhões em recursos próprios no negócio. O valor será investido principalmente na abertura de lojas. A previsão do executivo é abrir 25 unidades próprias da Taco Bell no prazo de quatro anos.
O primeiro ponto de venda será inaugurado em agosto e será localizado no shopping Brascan Open Mall, no Itaim, bairro nobre da capital paulista. Até o fim do ano, o grupo vai abrir mais duas unidades em São Paulo, na avenida Paulista e no Shopping Center Norte. O plano também contempla a abertura de unidades no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Wizard disse que, paralelamente à abertura de lojas próprias vai oferecer unidades de franquia. “Dependendo da aceitação o número de lojas pode ir a cem em quatro anos”, afirmou. O investimento inicial em uma loja varia de R$ 1 milhão a R$ 3 milhões, dependendo do ponto de venda. As lojas terão de 60 a 120 metros quadrados.
A negociação com a Yum! Brands durou dois anos, segundo Wizard. “O plano da Yum! Brands era entrar com a rede Taco Bell no Brasil a partir de 2018. Fizemos um trabalho árduo de convencimento do potencial do mercado brasileiro para antecipar esse investimento”, afirmou o executivo.
De acordo com Wizard, apesar do cenário atual de turbulência política e da crise econômica, o mercado de fast-food ainda avança no país e tem potencial para crescer de 10% a 12% ao ano em vendas. De acordo com dados da Cielo, esse mercado obteve aumento nominal nas vendas de 4,3% em fevereiro e de 2% em janeiro, comparados aos mesmos meses de 2015.
O executivo acrescentou que a companhia fez uma série de testes com consumidores no país para avaliar o potencial de aceitação.
O cardápio será 75% igual ao americano e o restante do menu terá opções nacionalizadas de tacos. O preço dos combos será inferior a R$ 20, sendo, portanto, valores mais acessíveis em comparação a pizzas e sanduíches vendidos em outras redes. “O preço mais acessível vai favorecer a expansão nesse momento de crise”, disse Wizard. O executivo não divulgou previsão de receita para o negócio.
No mercado global, a rede Taco Bell registrou no primeiro trimestre do ano crescimento de 3% em vendas, com expansão em mesmas lojas (unidades abertas há mais de um ano) de 1% no período. O grupo Yum! Brands encerrou o trimestre com queda de 1% na receita global, para US$ 2,16 bilhões e alta de 8% no lucro líquido, para US$ 391 milhões.
O grupo Sforza tem concentrado os investimentos em negócios ligados a bem-estar e saúde. Há um ano e meio comprou a rede de produtos naturais Mundo Verde e no ano passado comprou as marcas de artigos esportivos Topper e Rainha da Alpargatas. Wizard disse que o investimento na rede não foge do foco. “A Taco Bell tem as opções de refeições mais saudáveis, com vegetais e carnes frescas”.
Em relação à rede de franquias Mundo Verde, o executivo disse que as vendas crescem 12% neste ano. A rede possui 400 lojas no país e a meta é inaugurar mais 40 unidades até o fim do ano. Até agora, foram abertas 20 lojas neste ano. Wizard prevê elevar a receita da rede em 35% até dezembro, para R$ 540 milhões.