Por Ana Luiza de Carvalho | A Cyber Monday, segunda-feira que estica o período promocional da Black Friday no comércio eletrônico, contabilizou 4,8 mil tentativas de fraudes até as 18h, com tíquete médio de R$ 1.192,48 por tentativa de golpe.
Os números, divulgados com exclusividade ao Valor, foram levantados pela plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale.
O valor total das tentativas de fraudes na segunda-feira ultrapassou R$ 5,8 milhões, o que representa queda de 37,3% em relação ao ano passado.
Já entre quinta-feira e domingo, calendário brasileiro da Black Friday, as tentativas de fraudes somaram R$ 49,1 milhões, queda de 36% no comparativo anual, por meio de 35,4 mil tentativas de golpe. As categorias com mais ação dos golpistas foram aérea (1,7%), automotivo (1,5%) e bebidas (1,3%).
Com posição de destaque entre as categorias com maior tentativa de fraudes, os produtos da cesta de alimentos e bebidas também foram destaque de vendas na Black Friday 2023 e contribuíram positivamente para o desempenho de vendas geral. Confirmando intenções de compra identificadas na última semana, as compras de produtos de giro rápido – ou consumo massivo – cresceram 75% no sábado e domingo após a Black Friday, de acordo com dados da NielsenIQ. Já o número de pedidos cresceu 157% no comparativo anual.
De acordo com a NielsenIQ, o desempenho dos itens de giro rápido nos dias seguintes à sexta-feira de promoções indica a importância desses produtos no cenário do e-commerce. Para o executivo de comércio eletrônico da NielsenIQ, Marcelo Osanai, essas compras indicam a preferência por características como variedade, conveniência e tíquete médio mais baixo.
A consultoria aponta que a categoria de alimentos e bebidas registrou alta de vendas de 91% em relação ao período promocional do ano passado. Em todo o mês de novembro, as vendas cresceram 5% no comparativo ao mesmo mês de 2022.
Dentre os destaques estão produtos como azeite, bebida láctea, bebidas alcoólicas e bebidas não-alcocólicas. Com a alta nas vendas, a cesta de alimentos e bebidas foi a segunda que mais contribuiu para o total de vendas da Black Friday, respondendo por 21% do volume total, atrás da categoria de perfumaria e cosméticos, com 45%.
Dados consolidados da Confi.Neotrust apontam ainda que a Black Friday de 2023 foi a segunda pior da história, movimentando R$ 5,2 bilhões entre quinta-feira e domingo, queda de 14,6% em relação ao mesmo período de 2022. Já o gasto médio por compra foi de R$ 639,47, alta de 2,1% no comparativo anual.
As categorias recordistas de vendas, segundo o levantamento Hora a Hora, foram eletrodomésticos, com 20,6% das vendas totais, seguidos por eletrônicos (15,2%) e telefonia (11,7%). Já a forma de pagamento preferida no comércio eletrônico foi o cartão de crédito, com 56,5% das vendas, enquanto o PIX representou 30,4% das transações. O boleto bancário ocupou o terceiro lugar, com 8%, enquanto demais categorias somaram 5,1% das compras.
Fonte: Valor Econômico