A Caedu, uma das principais varejistas de moda voltadas à classe C em São Paulo, com 50 lojas na capital e interior do Estado, desenvolve desde 2011 um forte trabalho nas áreas de controle, com investimento em tecnologia para combater as perdas. Hoje, todas as lojas estão protegidas com equipamentos de segurança e nenhuma das unidades inauguradas entra em operação sem um sistema de prevenção.
De acordo com a 2ª Pesquisa de Perdas do Varejo elaborada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2017 as perdas atingiram 1,32% do faturamento das empresas, diante de 1,4% registradas em 2016. Um dos pontos que mais chama a atenção no estudo é que os furtos (externos e internos), com 34,3%, e as quebras operacionais, com 33,11%, dominam o cenário de perdas. A pesquisa revelou índices de perdas totais (lojas e CD) em oito diferentes setores. Os segmentos de supermercados (1,97%) e construção (1,62%) foram os únicos que ficaram acima da média nacional. Magazines (1,18%), drogarias (0,97%), livrarias (0,96%), moda (0,94%), calçados (0,75%) e eletromóveis (0,29%) vêm na sequência.
Com o uso de sistemas internos de TV, etiquetas antifurto, antenas inteligentes e cofres, a Caedu reduziu suas perdas em torno de 40%. A empresa identificou que acessórios e jeans estão entre os itens mais visados por pessoas mal-intencionadas. “Hoje as gangues estão cada vez mais preparadas. Com o investimento em antenas e câmeras, conseguimos identificar comportamentos suspeitos e direcionar nossas ações”, diz Rogério Maia, gerente de Auditoria Interna, Prevenção de Perdas e Compliance da rede. O investimento mais recente da Caedu foi nas antenas com a tecnologia MDG, que identifica a entrada de pessoas com objetos metálicos, emitindo um sinal sonoro diferente daquele feito pela passagem de etiquetas de proteção eletrônica. Isso permite uma abordagem distinta pela equipe de segurança, não exige antenas adicionais e não é visível externamente. “Essa tecnologia ajuda principalmente nos dias de grande movimento, onde temos muitas pessoas dentro da loja e conseguimos focar as ações nas pessoas certas”, afirma Maia.
A Caedu também investe em treinamentos constantes com todas as equipes. “A nossa meta de perdas é reduzir as lojas com os piores índices, que estão acima do normal, e permanecer com os números aceitáveis naquelas que estão vindo bem”, revela o gerente.
Fonte: Redação