O plano de expansão tem foco em locais menos explorados, como cidades pequenas, de variados perfis populacionais, e com as mais diversas características
Por Mauro Balhesa
Atualmente com 3.166 lojas abertas, a Cacau Show tem como meta 1.000 unidades inauguradas em 2022. O plano de expansão tem foco em locais menos explorados, como cidades pequenas, de variados perfis populacionais, e com as mais diversas características. “Uma das grandes forças que está sendo feita nesse ano é a expansão nos estados do Norte e do Nordeste, que representam 35% de nossa meta total (335 lojas, das 1.000)”, explica Daniel Roque, Diretor de Expansão e Novos Canais da empresa, com exclusividade para o Jornal Giro News. Com isso, a Cacau Show prevê um crescimento de 32% em faturamento neste ano.
Aposta em Loja Container
O modelo de PDV considerado mais acessível pela Cacau Show, o container, é uma loja modular, que pode ser transportada e instalada em diferentes lugares, como estacionamentos de shoppings e supermercados, praças, calçadas, terrenos e rua. O formato começou em 2020, por meio de um projeto piloto, mas foi em 2021 que foi homologado e se tornou oficial para ser comercializado. “Pelo fato de ser uma loja ‘modular’, temos a vantagem de ter uma maior mobilidade, ou seja, levamos para qualquer lugar do país, com um menor tempo de implantação, afinal, a loja já chega para o franqueado praticamente ‘pronta’. É só realizar os ajustes finais no local e na infraestrutura (elétrica, hidráulica) e abastecer as prateleiras.” O módulo, os móveis e os aparelhos de ar-condicionado são adquiridos pela Cacau Show e locados para o empreendedor, por valor “acessível”, afirma a empresa. Atualmente, são 385 containers em operação.
Perfis de Lojas
Entre os PDVs abertos, 91% são franqueados, enquanto os demais (9%) são lojas próprias. O faturamento médio pode variar de acordo com o formato, mas, segundo a Cacau Show, fica entre R$ 60 mil e R$ 115 mil por mês. Para investir em uma franquia, os valores estão entre R$ 70 mil (loja container) e R$ 300 mil (loja convencional). Atualmente, das 3.166 unidades da Cacau Show, 1.577 são convencionais, 1.083 seguem o modelo smart, 385 são containers, 53 são quiosques, 49 são mega/super stores, 9 operam sob o formato premium, 6 são chocolaterias e 4 são gelaterias.
Fonte: GiroNews