Por Paulo Gratão | No último domingo (26/3), Dia do Cacau, a rede de franquias Cacau Show completou 35 anos de existência. O marco tem sido celebrado com a conquista do topo do ranking das maiores franquias do Brasil, em número de unidades, com 3,8 mil lojas. “É a realização de um sonho, é um reconhecimento das pessoas pela proposta de valor que temos”, diz Alê Costa, fundador da marca. A lista foi divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no mês passado. As próximas metas são faturar R$ 1 bilhão só com a venda de ovos de Páscoa e fazer as malas para o exterior.
Em entrevista a PEGN, Costa disse que a marca começou a produção dos itens sazonais em agosto do ano passado, e que já vendeu cerca de 10% do volume para os consumidores finais. “É muito bom, se compararmos a outros anos.” No sell-in (venda para os franqueados) a rede já atingiu 28%.
Historicamente, as vendas de ovos de Páscoa e produtos para a data explodem nos dias que antecedem o feriado. Na Cacau Show, 70% das vendas são feitas nos últimos dias. “A quinta-feira antes da Páscoa equivale a um mês de janeiro inteiro nosso, e o sábado a um mês de fevereiro”, diz Costa.
O plano do empresário é faturar R$ 1 bilhão só com as vendas para a data, e o grande impulsionador desse resultado pode estar na venda de ovos com temáticas infantis. Neste ano, esse nicho cresceu 75% em sell-in em relação ao ano passado, e tem viralizado constantemente nas redes sociais com o apelo das marcas licenciadas, como Ursinhos Carinhosos e Harry Potter.
O empresário estima ter investido mais de R$ 100 milhões na campanha de Páscoa 2023, tanto na compra e produção de brindes — que vão de pantufas a fones de ouvido bluetooth — como na contratação de mão de obra extra e mídia, entre outros. “É o momento do ano que temos que mostrar para o cliente a qualidade do nosso produto”, diz.
As vendas digitais devem continuar relevantes, mas Costa aposta na experiência da loja física para ampliar o conhecimento de marca. Como a empresa produz os próprios ovos de chocolate, e confia na venda por volume, conseguiu segurar parte do aumento que seria necessário para repor a inflação — os produtos da Cacau Show estão cerca de 7% mais caros neste ano, em relação ao ano passado.
Ele afirma há produtos para diversos bolsos, mas não acredita que o consumidor vá necessariamente trocar o ovo de Páscoa por outros itens. “O nosso chocolate não é mais caro na Páscoa. Se você pegar pelo quilo, ele é mais ou menos o mesmo preço o ano inteiro. A grande indústria coloca o ovo muito mais caro do que um chocolate normal, o que faz o consumidor comparar o produto com uma caixa de bombom, por exemplo.”
Este ano também marcou a primeira vez em que a marca colocou ovos em promoção antes do feriado. As ofertas foram feitas no Dia do Consumidor (celebrado em 15/3), que já se tornou uma forte data de promoções para o varejo nacional. “Quisemos procurar momentos para celebrar. Oferecer um desconto, algum presente, uma forma de fazer o consumidor feliz”, diz. De acordo com Costa, a estratégia ajudou a rede a ter um crescimento de 50% na ocasião, e a ideia é entrar em mais oportunidades parecidas ao longo do ano.
No ano passado, a Cacau Show abriu mais de 1 mil lojas e faturou R$ 4,1 bilhões. Para este ano, o plano é inaugurar mais 700 unidades e chegar a uma receita de R$ 6 bilhões — e a Páscoa é parte fundamental para atingir esse resultado. A expectativa de Costa é que a tendência de abertura de lojas seja bem parecida com a do ano passado, em que o formato tradicional de operação liderou as inaugurações. O contêiner, que demanda um investimento inicial a partir de R$ 59,9 mil, deve ser relevante, mas não liderar as aberturas.
Internacionalização e entretenimento
Além da expansão nacional, a Cacau Show também já começa a alçar voos para fora do país. Neste ano, a rede fez sua primeira exportação de ovos de Páscoa para os Estados Unidos. Foram enviados dois contêineres para uma importadora com atuação na região de Nova York, que distribuiu os produtos em supermercados de todo o país. De acordo com Costa, todo o lote já foi vendido. “Isso foi para entender o mercado. O nosso interesse é abrir lojas lá”, diz. Ainda em 2023, a rede também deve tirar do papel a primeira unidade na Colômbia, conforme adiantado por PEGN, e alguns pontos já vêm sendo estudados pela marca.
Há algum tempo, Costa fala em expandir a atuação do grupo para outros modelos. Além do hotel temático em Campos do Jordão, ele tem o objetivo de abrir um parque de diversões. Negociações já teriam sido feitas para aquisição do Beto Carrero e do Hopi Hari, mas agora o empresário pretende fazer voo solo. O novo empreendimento será, muito possivelmente, perto da fábrica da marca, em Itapevi (SP), de acordo com ele.
“Não há um parque da Cacau Show em construção. Há um grande sonho de construirmos um parque”, limita-se a dizer a respeito. Ele afirma que será um projeto de alto padrão, com grande investimento, e que está estudando a possibilidade “com muito carinho”.
Fonte: PEGN