Por Adriana Mattos | O comando da rede de vestuário C&A disse nesta sexta-feira (11), em teleconferência de resultados do segundo trimestre, que a varejista identificou uma demanda maior por ofertas de produtos “dada a conjuntura” , mas foi feito um trabalho para não perder rentabilidade apesar desse cenário.
“Há interesse maior em ofertas específicas, mas não queríamos abrir mão de margem bruta e viemos trabalhando nossos algoritmos e o ‘push pull’ para nos ajudar nisso. Fizemos isso bem e a nossa postura agora é similar, e reforçando essa comunicação na loja do bom negócio se você comprar na C&A” , disse Paulo Correa, presidente da empresa.
O sistema “push pull” trabalha na colocação de pedidos e de produtos que vem sendo efetivamente demandados pelo mercado, e não apenas uma distribuição de mercadorias de forma aleatória.
“Temos essas alavancas claras que nos ajudam no estoque, na precificação e isso nos levou a essa evolução”. A venda líquida da rede subiu 1,7% de abril a junho, taxa superior a de outras concorrentes como Renner e Marisa.
Segundo o executivo, é possível que o ambiente fique mais promocional no segundo semestre e o que definirá será o ambiente “macro”.
Ele ainda afirmou que ainda há efeito dos juros altos no mercado, apesar da queda da Selic dias atrás, e nesse cenário “não é realista aumentar investimentos”.
A rede apurou uma margem bruta, de 2,2 pontos percentuais maiores que o segundo trimestre de 2022 e teve alta de 11,5% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado (pós-IFRS 16), totalizando R$ 274 milhões, com a margem subindo 1,6 ponto porcentual, para 16,7%.
Correa ainda disse que, desde 2022, a empresa tem olhado o mercado de comércio eletrônico de forma mais equilibrada, especialmente após o retorno das vendas nas lojas, depois da pandemia. Isso por conta do aumentos dos custos de operação do digital, e vem trabalhando para “otimizar esses custos”.
Para o segundo semestre, a empresa disse que há uma base de comparação mais fraca, o que pesa favoravelmente às vendas no restante do ano, e isso deixa a companhia mais confiante. “Ainda tivemos um ambiente político com eleições em 2022 e a Copa do Mundo, e não temos isso agora”, disse ele.
Fonte: Valor Econômico