A C&A deu mais um passo na sua estratégia para criar uma indústria respeitadora do ambiente. Com o objetivo de continuar a promover uma ‘economia circular’, a marca apresentou recentemente num encontro com a imprensa, em que a DISTRIBUIÇÃO HOJE esteve presente, uma t-shirt 100% biológica que poderá ser transformada em compostagem, na casa de qualquer consumidor, depois de ser utilizada.
Jeffrey Hogue, Global Sustainability Officer da C&A, explicou durante a apresentação que decorreu em Antuérpia, na Bélgica, que “enquanto indústria, temos a oportunidade de abandonarmos o atual modelo ‘pegar, fazer, desperdiçar’ e adotarmos um modelo circular. Na prática, isto significa desenhar, desenvolver e produzir produtos com a próxima utilização em mente; extrair o máximo valor das peças enquanto estão em utilização e depois regenerar os produtos e materiais no fim da utilização e dar-lhes outra vida de utilização”.
A t-shirt agora lançada pela C&A conta com uma certificação Cradle to Cradle (certificação de segurança e saúde ambiental e de produção sustentável atribuída pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute) e chegará às lojas da marca em 19 mercados europeus, em 17 cores e dois modelos diferentes, já em junho deste ano. Estas peças de vestuário recicláveis são, segundo a empresa, 100% biológicas e produzidas com materiais seguros e de uma forma socialmente e ambientalmente responsável. Porém, a verdadeira inovação está no facto de estas t-shirts poderem ser usadas como compostagem para fins agrícolas na casa de qualquer consumidor.
C&A quer revolucionar a indústria da moda, uma t-shirt de cada vez
Colheita de algodão biológico, na Índia
Para o Global Sustainability Officer da C&A, “esta coleção com certificação Cradle to Cradle é um importante passo para nós – e para a indústria – uma vez que demonstra de forma inequívoca que criar uma moda circular já é possível. Provámos que é possível e queremos que outros nos sigam. É por isso que vamos disponibilizar o ‘design blueprint’ para qualquer produtor que o queira usar. Isto é demasiado importante para guardarmos para nós. A indústria irá precisar de muito mais colaboração na ‘economia circular’ e isso inclui mais marcas acordarem em desenvolver produtos a pensar na próxima utilização”.
“A roupa que vestimos deve ser tão saudável quanto os alimentos que comemos”
William McDonough, um dos mais importantes impulsionadores da ‘economia circular’ a nível mundial e considerado pela TIME um “herói do planeta”, foi um dos mentores deste novo projeto da C&A e marcou presença na apresentação para mostrar que a t-shirt agora lançada é tão saudável que “poderia até ser comida”. À DISTRIBUIÇÃO HOJE, o arquiteto explicou que é preciso mudar a perceção do consumidor sobre aquilo que deve ser a moda, sobre a qualidade dos produtos e, sobretudo, sobre o consumo de produtos de moda, que na sua opinião devem ser considerados “tão importantes para a saúde dos consumidores como os alimentos que comem. A roupa que vestimos deve ser tão saudável quanto os alimentos que comemos. É um conceito interessante, não é?”
Fonte: Distribuição Hoje