Uso da tecnologia vem sendo expandido depois de projeto-piloto em 10 unidades da rede de moda
Por Luana Rosales
A C&A, uma das maiores varejistas de moda do país, vai expandir o uso da identificação por radiofrequência (RFID) com a Sensormatic Solutions, suíça especializada na tecnologia, para 200 de suas lojas espalhadas por 125 cidades do Brasil.
Em 2020, a companhia havia começado um projeto piloto em 10 unidades, começando pela do Shopping Tamboré, em Barueri, São Paulo. Posteriormente, seguiu com outras nove lojas da rede, sendo quatro no Rio de Janeiro e cinco na cidade de São Paulo.
De acordo com a C&A, o principal objetivo do piloto foi atingido com sucesso: aumentar a acurácia dos estoques para um patamar acima de 95%, a fim de impulsionar as vendas da plataforma e-commerce.
“Conseguimos praticamente dobrar o sortimento de peças que oferecemos aos nossos clientes”, conta Alan Yarschel, diretor de supply chain da varejista.
Cerca de 80% dos consumidores que visitam as unidades da rede dizem ter feito uma pesquisa prévia no e-commerce.
Atualmente, 100 lojas da C&A já operam com a tecnologia RFID, número que deverá dobrar até o final deste ano.
Além disso, a C&A estuda expandir os casos de uso do projeto, com recursos para a redução do tempo de fila, aumento do controle junto aos fornecedores e mais eficiência no abastecimento.
“Em nossa visão, um fator chave para os bons resultados alcançados foi o reconhecimento da C&A sobre a complexidade do projeto, o comprometimento da diretoria e um time de alta performance dedicado à nossa parceria”, destaca Maya Sumiya, diretora comercial da Sensormatic Solutions no Brasil.
A Sensormatic Solutions foi fundada em 1970 e possui as marcas Sensormatic, ShopperTrak e TrueVUE, utilizadas em mais 10 mil lojas. No portfólio de mais de 3 milhões de clientes em todo o mundo, estão empresas como Zara, Macy’s, Sears e Lululemon.
Fundada em 1841 na Holanda, a C&A chegou ao Brasil em 1976. Listada na B3, hoje a companhia conta com mais de 300 lojas distribuídas em todo território nacional, cerca de 15 mil colaboradores e 1 milhão de clientes por dia.
Fonte: Baguete