Por Daniela Braun
Este ano, a varejista de moda C&A estuda a oferta de crédito por meio de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e reavalia a emissão de cartões de crédito com bandeira própria.
A ampliação de serviços financeiros por meio de sua divisão C&A Pay reflete a autorização recente do Banco Central para que a C&A possa atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD).
A receita do segmento de serviços financeiros, lançado pela C&A em novembro de 2021, somou R$ 62,8 milhões no quarto trimestre de 2022, um aumento de 149,2% na comparação com o mesmo período de 2021.
A participação do C&A Pay nas vendas da varejista foi de 13% em 2022.
“Apesar desse momento macroeconômico bastante instável que a gente viveu no final do ano passado e continua vivendo, a C&A conseguiu construir um desenho operacional bastante forte com um avanço estrutural robusto na margem bruta, uma capacidade de aumento de vendas, principalmente pelo canal WhatsApp, e com o avanço e o desenvolvimento do nosso modelo de crédito através do C&A Pay”, disse hoje Paulo Correa, diretor-presidente da C&A, em teleconferência com analistas.
A aceleração do crédito no C&A Pay foi destacada por Correa como um dos pilares de crescimento da companhia.
O C&A Pay encerrou o quarto trimestre de 2022 com uma carteira de crédito de R$ 562,6 milhões, alta de 472,91% sobre o volume de R$ 98,2 milhões administrado um ano antes.
A oferta de cartões com bandeira própria, entretanto, foi revista diante do cenário econômico atual.
A partir de janeiro, a C&A renegociou a oferta de cartões atrelada ao banco Bradesco, com pagamento comissionado por cartão emitido.
O novo contrato prorroga o pagamento ao banco para julho de 2025, quando a varejista terá opção de comprar a base de cartões.
A C&A Pay emitiu mais de 600 mil cartões no último trimestre, alcançando pouco menos de 2,6 milhões de cartões desde sua criação, em 2021.
Fonte; Valor Econômico