Em uma crítica ao fim da neutralidade da internet nos Estados Unidos, o Burger King fez um anúncio em que simula uma tabela de preços diferentes para o Whopper, o sanduíche mais famoso da rede de fast-food, revela reportagem do “CNN Money”. Quem aceita pagar mais, tem direito a receber seu lanche mais rápido que os outros clientes. Quem paga o valor tradicional, de US$ 5,99, tem que esperar mais para garantir sua comida, mesmo que ela já esteja pronta.
Chamado de “Neutralidade do Whopper”, o anúncio faz uma paródia ao que os críticos falam que vai correr com o fim da neutralidade da rede: prestadores de serviços de internet vão privilegiar alguns sites e aplicativos em detrimento de outros.
No comercial, clientes ficam furiosos quando percebem que terão que esperar mais pelo sanduíche ou então pagar mais. “O sanduíche está pronto, mas você não pode me dar? É a pior coisa que já ouvi falar”, diz um cliente.
No fim do anúncio, a rede defende a neutralidade da rede: “A internet deveria ser como o Whopper, o mesmo para todos”. Em um comunicado, Fernando Machado, executivo da área de marketing do Burger King, disse que os restaurantes da rede dão boas vindas a todos e não priorizam ninguém.
Em dezembro, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) decidiu acabar com a neutralidade da internet, conceito que impede provedores de privilegiar ou impedir o acesso a qualquer pacote de dados na rede. A revogação de uma regulamentação que havia sido criada com Barack Obama na Casa Branca.
Fonte: Época Negócios