Por Mayara Figueiredo – O Sentinella, sistema baseado em machine learning, acaba de ter sua implementação concluída em toda a rede de restaurantes do Burger King. Com a ajuda dessa inteligência artificial, a cadeia logística torna-se mais ágil e eficaz, otimizando as operações de forma personalizada para cada loja. E é aí que entra a diminuição de custos e desperdício de alimentos.
Desenvolvido em parceria com a empresa TopCode, o Sentinella avalia o comportamento de vendas das lojas e os possíveis eventos sazonais como feriados e meses de maiores fluxos. Dessa forma, a ferramenta serve como apoio aos gerentes na hora de fazer pedidos de insumos, sugerindo a quantidade adequada para a reposição de seus estoques. Desde o início de sua implementação em 2021, o sistema já recebeu mais de 30 mil pedidos.
Operação
Mais detalhadamente, o sistema Sentinella cruza os dados da base de pedidos realizados pelos consumidores por meio do controle de estoque, a fim de compreender quais insumos são mais utilizados em determinada loja. Assim, quando o gerente precisa repor seu estoque, ele consulta a ferramenta que irá lhe dar sugestões mais assertivas, eliminando a consulta de várias planilhas, por exemplo.
Para garantir o aperfeiçoamento constante da inteligência artificial, a ZAMP®, máster franqueada Burger King® e POPEYES® no Brasil, investe na capacitação de seus colaboradores, para reforçar o mindset focado em inteligência e automação, o que inclui o gerente de negócios no centro dessa transformação.
A empresa também criou uma trilha de vídeos de treinamento sobre o tema com tradução simultânea em Libras (Linguagem brasileira de sinais), no Unboxing Play, plataforma de aprendizagem corporativa com trilhas de capacitação desenhadas com métodos de design thinking.
A nova funcionalidade faz parte da estratégia da ZAMP em tornar-se a maior foodtech do país pela incorporação da tecnologia em todos os pilares do negócio.
Fonte: DLP News