A rede de hamburgueres Burger King vem ganhando consistentemente participação de mercado de fastfood, até então dominado pela americana McDonald’s.
Baseado nos relatórios de mercado das duas redes, a Empiricus detectou que, entre 2011 e 2016, a novata Burger King abocanhou um terço da operação do McDonald’s no Brasil.
Atualmente, o Burger King possui 628 lojas abertas, enquanto que a rede do palhaço possui 910 lojas. A maior em número de lojas, no entanto, é da Subway, com 2.257 portas abertas no País.
Segundo a Empiricus, o Burger King possuía, em 2011, 8% de market share no Brasil. Dobrou em 2012. Quase triplicou em 2013. E seguiu esse rítmo até o ano passado, quando bateu na marca de 31,6% de share.
A rede concorrente, por outro lado, trilhou caminho oposto. Saiu de 76,1% em 2011, caiu para 67,6% em 2012, e seguiu assim até chegar em 52,2% em 2016. Ou seja, foram 23,9 pontos percentuais de share cedidos à rede que tem Jorge Paulo Lehmann e seu grupo, o 3G Capital, como principais acionistas.
O IPO do Burger King está marcado para a próxima segunda-feira, 18. A expectativa do grupo é de levantar até R$ 1,9 bilhão com a oferta de 106,5 milhões de ações.
Fonte: IstoÉ Dinheiro