Faturamento equivale a cerca de 70% do patamar registrado no período pré-pandemia
Com 90% dos restaurantes já abertos, a BK Brasil, operadora da rede restaurantes Burger King e Popeyes no país, já registra um nível de vendas de cerca de 70% do período anterior à pandemia. No segundo trimestre, cerca de 60% das lojas ficaram fechadas, devido às medidas de isolamento social.
“Nossas vendas estão crescendo mês a mês e acreditamos que o terceiro trimestre será substancialmente melhor do que o segundo”, disse Iuri Miranda, presidente da companhia, em teleconferência com analistas na sexta-feira.
De abril a junho, a empresa registrou prejuízo líquido de R$ 186,8 milhões, muito superior à perda de R$ 551 mil do mesmo período de 2019. A receita recuou 56,7%, para R$ 292,7 milhões.
A companhia decidiu postergar algumas aberturas de unidades para o terceiro trimestre, esperando a suavização de medidas de restrição em algumas localidades. “As semanas mais duras em relação a caixa já ficaram para trás. E, dependendo do resultado de agosto e setembro, podemos pensar em retomada do breakeven [ponto de equilíbrio] no terceiro trimestre”, disse Miranda.
Questionado sobre as restrições de funcionamento de shoppings, Miranda disse que a expectativa é de que a liberação para a fase final dos planos de restrições está próxima. Hoje as vendas no Rio de Janeiro estão melhores do que em São Paulo, porque no mercado fluminense a companhia pode operar no almoço e jantar nas vendas em balcão dos shoppings centers.
Miranda afirmou que a maioria dos cerca de 9 mil contratos de trabalho suspensos por meio da medida provisória 936 já foi reativada. No escritório central, jornadas e salários foram reduzidos em 25% a 50% e funcionários seguem trabalhando em casa.
A empresa está iniciando um projeto piloto de “ghost kitchen”, uma cozinha dedicada somente ao serviço de entrega. A cozinha será compartilhada pelas marcas Burger King e Popeyes. “Estamos combinando Burger King e Popeyes no mesmo endereço, com o bolsão de motoboys isso pode reduzir o tempo de entrega. A ‘ghost kitchen’ pode nos ajudar a ter maior penetração com mais baixo custo de ocupação”, disse Miranda.
No segundo trimestre, cerca de 80% das vendas do grupo foram feitas por drive-thru ou delivery. As vendas em drive-thru nas lojas de rua cresceram 132% no período. Já as vendas por delivery saltaram 246%, impulsionadas não só pelas restrições da pandemia mas como pela inserção da companhia em novas plataformas de entrega.
A estratégia de ampliar a participação nesses canais levou a empresa a adotar um comportamento mais agressivo de preços, em especial com a entrada no portfólio do iFood e do Rappi.
Fonte: Valor Econômico