O comando da BK Brasil, maior operadora do Burger King no país, disse em teleconferência com analistas nesta sexta-feira que a rede sentiu efeito do aumento da concorrência. Segundo o CEO, Iuri Miranda, “será difícil a rede ganhar margem nesse cenário de competição”.
O lucro da empresa caiu 80% no terceiro trimestre de 2019, para R$ 5,4 milhões. A margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) caiu 1,3 ponto, para 11,3%.
“O Burger King tem sido competitivo frente ao mercado. Temos levado ao cliente um valor que é atrativo. O mais difícil nesse cenário de competitividade, sinceramente, é o maior ganho de margem, porque realmente a situação econômica e o desemprego fizeram a renda disponível cair”, disse ele.
A piora na última linha do balanço refletiu principalmente o menor resultado financeiro e a pressão na margem bruta devido ao ambiente econômico de maior concorrência, disse a empresa.
Para especialistas, há um aumento na rivalidade com redes de fast food regionais, com o crescimento das hamburguerias de menor porte, e também há expansão na concorrência com o McDonald’s. A rede tem oferecido já há meses opções de dois sanduíches por menos de R$ 15, mesmo patamar de preço ofertado pelo Burger King.
Miranda disse aos analistas que há um ambiente ainda “desafiador” no país.
Novas marcas
A companhia informou ainda que pode abrir novas redes no país que não sejam parte do portfólio da Restaurant Brands International a (RBI), maior acionista da BK hoje. Por contrato, a empresa não é obrigada a trazer marcas necessariamente ligadas ao grupo americano.
A Burger King Corporation tem atualmente 9,8% do Burger King no país. A Corporation pertence à RBI. “Não tem que ser da RBI, tem que ser uma marca que precisa fazer sentido para nós, ter sinergias, gerar complementaridade e valor”, disse Miranda aos analistas Miranda. Ele não deu detalhes se já estava em alguma negociação.
A empresa ainda disse que sua marca Popeyes terá lojas abertas em cidades fora do Estado de São Paulo em 2020. Eram 23 unidades da rede e 817 restaurantes da marca Burger King ao fim de setembro.
Segundo ele, o Popeyes está próximo do equilíbrio entre receita e despesa — sem determinar, no entanto, um prazo para isso. A rede opera no Brasil há um ano.
A direção da companhia informou que não há negociação avançada de compra de mais lojas de outros franqueados não ligados à BK Brasil. Mas ressaltou que continua interessada em comprar lojas de franqueados independentes.
A companhia já vem, há alguns anos, adquirindo lotes de unidades de franqueados pelo país, numa estratégia de ampliar sua base própria — oposto do que o McDonald’s fez por aqui entre 2017 e 2018. A empresa tem 817 restaurantes, sendo 648 próprios, segundo dados de setembro.
Custos e mix de produtos
O comando ainda esclareceu que não verificou pressão nos preços de proteínas, mas acrescentou que isso ainda pode ocorrer. Aumentos desse tipo costumam pressionar contratos com fornecedores e o custo do produto vendido.
O Burger King ainda informou hoje que terá outros produtos à base de plantas no Brasil no futuro, mas não mencionou prazo para isso. A empresa já vende desde setembro sanduíche com hambúrguer vegetal.
Fonte: Valor Econômico