Diante da eterna luta contra o McDonald’s, esta dupla de executivos brasileiros movimenta o mercado de fast food ao criar campanhas ousadas e críticas para o Burger King. As estratégias de comunicação desenhadas por Marcelo Páscoa e Fernando Machado, head global de markerting e CMO global do Burger King, e suas agências têm gerado uma multidão de Leões em Cannes. Sempre com muito bom humor, a dupla comentou as dificuldades de criar as campanhas. “A questão do design dos restaurantes é séria. São 17 mil unidades e nem sempre o franqueado entende que está na hora de modernizar”, disse Machado. Páscoa completou: “Alguns são tão ruins que chegam a ser bons” e arrancou gargalhadas da plateia. “O melhor argumento para a mudança no design é que a receita dos restaurantes que investem em reforma aumenta em 12%”.
Os números sobre a evolução em design impressionam, mas o que realmente impactou a plateia foram os resultados das campanhas usando tecnologia, como um app que “queimava” anúncios do McDonald’s. A campanha com maior repercussão, entretanto, foi a que vendia Whoppers por 1 centavo de dólar se a pessoa fizesse o download do aplicativo de delivery do Burger King em uma loja do McDonald’s. “Em 9 dias, tivemos 1 milhão de downloads. O retorno sobre o investimento nessa campanha foi de 37 para 1”, disse Machado. “Se você pensar bem, é muito mais complicado conseguir um sanduíche com essa promoção, mas as pessoas curtiram a sensação de fazer alguma coisa ultrajante! Essa é a prova de que criatividade pode alterar a lógica da realidade”, completou.
Outra novidade possível com a tecnologia foi entregar hambúrgueres para pessoas que ficam presas nos eternos e enormes congestionamentos da Cidade do México. Esse aplicativo revolucionário deve chegar a São Paulo em breve.
Sobre produto, Páscoa falou sobre a redução no uso de sabores e corantes artificiais e outros químicos nos produtos da rede e na eterna missão de reforçar que os hambúrgueres do BK são assados nos fogo.
Eles também deram 5 dicas para sobreviver ao Fim do Mundo — segundo eles, as mudanças de atitude dos consumidores ao redor do mundo:
1. Use design para escapar dos problemas. Lembre-se que o bom design geralmente custa a mesma coisa que design medíocre ou ruim.
2. Fazer é melhor que dizer. Leve seu consumidor a ter uma grande experiência.
3. Monstros novos exigem armas novas. Conforme novos desafios surgem, é preciso ser criativo.
4. Ame o seu produto, ou mude o que você não gosta nele. Se você não aprecia alguma coisa, provavelmente seu consumidor também não vai aprovar.
5. Vá à luta! Saia da sua zona de conforto, crie movimento. Se você ficar parado, algum zumbi pode te pegar.
No final, o estilo bem humorado e as estratégias ousadas “made in Brazil” conquistaram a plateia global, que deu à dupla aplausos em intensidade típica de shows de rock. O público presente no maior teatro do 66º Cannes Lions saiu completamente convencido de que os brasileiros são realmente os reis do hambúrguer..
Fonte: Época Negócios