Por Luana Dandara | Atento às discussões da sociedade, o Burger King usa mais uma vez do bom humor para lançar duas campanhas que conectam temas do momento às suas promoções de sanduíches. A primeira faz uma sátira às promessas eleitorais, enquanto a segunda brinca com a situação do X, rede social proibida no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 31 de agosto.
Lançada nesta quarta-feira (11), a campanha que promove dois sanduíches por R$ 25 faz uma paródia com as tradicionais campanhas eleitorais, utilizando candidatos e partidos fictícios para promover a oferta. Assinada pela David, a ação conta com nove filmes de 15 segundos para TV aberta, mídia externa, rádio e uma ativação on-line. Assista aqui.
Esta não é a primeira vez que a rede de fast-food aborda a temática política. Em 2018, promoveu a campanha “Voto em Branco”, oferecendo sanduíches sem recheio para ilustrar as consequências de deixar outra pessoa decidir o pedido, uma analogia aos votos nulos e brancos.
Já em 2022, o Burger King criou uma ação publicitária para incentivar jovens a tirarem seus títulos de eleitor, provocando uma reflexão sobre o engajamento em votações de reality shows. No mesmo ano, vendeu produtos a R$ 6 a quem apresentasse o título de eleitor.
“Essa campanha resgata a vocação genuína do BK de tratar temas importantes de forma leve e descontraída. De maneira bem-humorada, voltamos com o tema da política para engajar o público nas eleições municipais, reforçando também nosso papel social em temas relevantes para o país”, afirma o vice-presidente de marketing da Zamp, franqueadora do Burger King no Brasil, Igor Puga.
Além disso, como usuária assídua do X, a marca resolveu brincar com a recente proibição da plataforma no Brasil, promovendo ações de mídia externa em São Paulo.
Com mensagens como “O único x que nos resta agora é o X-Burger do BK! 2 X-Burger por R$ 15,90. Agora vai…” e “Multa de 50 mil reais ou dois X-Burger por R$ 15,90 no BK? Esse é o x da questão”, a campanha, criada pelo escritório da David em Madrid, simula postagens da rede de fast-food no X para divulgar a #PromoçãoSemBloqueio.
No segundo trimestre deste ano, a Zamp registrou um prejuízo de R$ 27,5 milhões, uma redução de 56,7% sobre as perdas de R$ 63,5 milhões de um ano antes, de acordo com dados do balanço patrimonial da companhia. Na mesma base de comparação, as receitas subiram 18,6%, para R$ 1,11 bilhão. No Burger King, as vendas cresceram 18,8%, para R$ 1,02 bilhão.
Fonte: Valor Econômico