Banco ressalta na análise a influência dos juros, que têm sido muito voláteis devido os cenários político e econômico
O BTG Pactual revisou suas estimativas para o setor de shoppings centers. O time de análise do banco de investimentos ressalta a influência das taxas de juros, que têm sido muito voláteis devido os cenários político e econômico. A recomendação para as ações do setor é neutra, exceto para Multiplan, que é a top pick (preferida).
Para o analista Gustavo Cambauva, historicamente, as taxas de juros têm sido um dos principais impulsionadores de ações do setor e muitas vezes fazem a análise macroeconômica ser mais importante do que a análise das ações em si.
Há pelo menos duas razões principais. Em primeiro lugar, a ideia de investimento “protegido da inflação” que tornam as administradoras de shopping centers atrativas em momentos de alta no nível geral de preços. Depois, as despesas financeiras estão entre os principais componentes de custos das empresas.
Neste contexto, com a revisão das perspectivas para o setor, a equipe do BTG considera que a BR Malls é a mais afetada com as oscilações dos juros, enquanto a Multiplan é considerada como a menos sensível aos movimentos da taxa básica de juro.