A BRMalls, maior administradora de shoppings do Brasil, espera uma recuperação gradual das vendas dos lojistas neste ano, após resultado ainda fraco em 2017. A empresa projeta também uma melhora em indicadores de inadimplência e na geração de caixa.
“Estimamos para este ano uma recuperação gradual e de médio prazo. Temos uma inflação e juros mais baixos, mas o desemprego ainda não recuperou forte, e o consumo tem uma forte relação com o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da companhia, Ruy Kameyama, em teleconferência com analistas.
Em 2017, as vendas totais dos shoppings da empresa cresceram 2,1%, atingindo o montante de R$ 22,2 bilhões. O resultado foi impactado pela venda da participação da BRMalls em cinco shoppings, realizada em dezembro e que rendeu à empresa R$ 717 milhões. Excluindo os efeitos da venda dos ativos, o indicador cresceu 3,6% no período, valor que ficou um pouco acima da inflação medida pelo IPCA, de 2,95% no ano.
Para 2018, o foco prioritário da empresa, segundo Kameyama, será no aumento da geração de caixa. No ano passado já houve uma ampliação no indicador, em decorrência da mudança no mix de lojas, com a troca de lojistas de baixa performance por operações mais saudáveis. De acordo com balanço da empresa, a geração de caixa subiu 64,1% em 2017, ante 2016, para R$ 491 milhões.
Em relação ao mix de lojas, o executivo afirmou que a maior parte dos ajustes na carteira já foi feita no ano passado. “Ainda temos alguns [ajustes] para fazer, mas a redução da inadimplência nos últimos trimestres mostra que a maior parte já foi realizada”, afirmou.
A queda dos indicadores de inadimplência deve gerar, na visão do comando da empresa, uma melhora no nível de provisão de perdas com inadimplência (PDD), que cresceu nos últimos tempos, com a crise, impactando negativamente o resultado. “Uma das grandes alavancas da recuperação será a melhora do PDD”, disse o presidente da BRMalls. O executivo destacou ainda, durante a conferência, o desempenho das vendas mesmas lojas e por metro quadrado, que, na visão da empresa, foram positivos.
As vendas mesmas lojas (que só consideram as operações com mais de 12 meses de existência), cresceram 2,8% em 2017. Já as vendas por metro quadrado avançaram 4,2%.
Para este ano sete projetos estão em desenvolvimento pela BRMalls, sendo dois greenfields e cinco expansões de shoppings existentes. O desembolso total previsto é de R$ 407 milhões, dos quais R$ 213 milhões já foram gastos em 2017. Para 2018, a previsão de Capex (investimentos) com os projetos é de R$ 167,3 milhões.
Das inaugurações previstas, uma deve ser concluída ainda este ano, no quarto trimestre. Em relação as expansões, a empresa diz que apenas uma obra já iniciou, a do NorteShopping. O empreendimento, localizado na capital fluminense, foi o que apresentou o pior desempenho de vendas em 2017, com um recuo de 4,1%. Para o executivo, a retração se deu pelo problema grave de segurança pública no Rio de Janeiro, que acabou impactando o comércio local.
Fonte: DCI