A Tesco, maior varejista do Reino Unido, está testando uma tecnologia similar à já usada pela Amazon e que também está sendo estudada pela Microsoft: permitir que o cliente vá à loja, coloque os produtos no carrinho e seja cobrado sem precisar passar pela caixa registradora.
No caso do Tesco, a empresa tenta criar um aplicativo que escaneia o produto e faz a cobrança, e a novidade é testada em uma loja localizada na sede da empresa, perto de Londres.
— Em nossas lojas no centro de Londres, Manchester e Birmingham, as filas na hora do almoço são um problema — conta o diretor executivo da empresa, Dave Lewis. — Qualquer coisa que possamos fazer para acelerar isso será um benefício para os clientes.
Cadeias de supermercados estão melhorando suas tecnologias em um esforço para tornar as compras nas lojas mais convenientes e mais competitivas em relação à versão on-line.
DESAFIO: NÃO AUMENTAR O ROUBO
Nesse movimento, é justamente a gigante do e-commerce Amazon quem está ditando o ritmo, com as lojas Amazon Go, onde centenas de câmeras e sensores em prateleiras dispensam a necessidade dos caixas.
Já o Walmart colocou totens automatizados em centenas de lojas nos EUA para permitir que os consumidores coletem, facilmente, as compras feitas on-line com a opção de entrega em loja. Enquanto o supermercado inglês J Sainsbury oferece caixas exclusivos para quem vai pagar por meio do aplicativo próprio da rede.
Segundo Lewis, a tecnologia da Tesco está em patamar preliminar, e a empresa ainda está analisando como ela seria aplicada a algumas de suas 1.800 lojas no Reino Unido sem aumentar o roubo.
Fonte: O Globo