Estudo global da Nielsen revela que as frutas e os vegetais ganham destaque
Conquistar a confiança e a preferência do consumidor é o que mais as multinacionais e as empresas locais estão fazendo ao redor do mundo. Baseado em respostas de mais de 30 mil entrevistados online em 61 países, abrangendo 40 categorias, o recente Estudo Global da Nielsen sobre Origem das Marcas examinou se os consumidores preferem produtos produzidos por marcas globais (definidos como aqueles que operam em muitos mercados) ou por agentes locais (que operam apenas em um mercado único – país de origem do entrevistado).
Ao comparar em geral ambas as marcas, os brasileiros preferem as globais no quesito de percepção de qualidade e inovação que esses produtos trazem, mesmo considerando que eles sejam mais caros.
Entretanto, mais de 60% dos entrevistados concordam que, de alguma forma, ao comprar as marcas de seu mercado, apoiam às empresas locais, beneficiando assim a economia. As marcas locais lideram a mente dos brasileiros quando o assunto é alimentação, com destaque para frutas (64%), vegetais (63%), carne (58%), leite (52%) e água (47%).
E como está o Brasil? Por outro lado, poucos brasileiros acreditam plenamente que as marcas locais estão em sintonia com suas necessidades e gostos. Para os brasileiros, sortimento, preço e benefícios são tão importantes quanto à origem da marca.