A BR Distribuidora e a Lojas Americanas assinaram documentos vinculantes para a formação de uma parceria para atuarem com lojas de conveniência dentro e fora de postos de combustíveis. Elas pretendem criar uma nova empresa, com capital social dividido igualmente e gestão independente.
Para a parceria, foi considerado um valor de até R$ 995 milhões para a nova companhia, segundo comunicado divulgado pelas empresas. A transação inclui um desembolso pela americanas de até R$ 305 milhões, na forma de aporte de até R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, dependendo do cumprimento de metas.
O acordo envolve lojas no formato Local, da Lojas Americanas, e BR Mania, da BR Distribuidora. Atualmente, a Americanas conta com 55 lojas em tal formato, com operação própria. A BR possui 1.200 unidades no formato BR Mania, operadas por franqueados.
Segundo as companhias, a marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos de gasolina utilizarão a marca Local, da Americanas. O modelo de operação prevê lojas franqueadas e operações próprias.
A formalização e o fechamento da operação dependem ainda do cumprimento de algumas condições, incluindo a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Fonte: Valor Econômico