O Grupo Boticário anunciou nesta quarta-feira (13/3) que vai lançar neste semestre um novo centro de distribuição em Varginha (MG). O armazém empregará cerca de 250 pessoas e, inicialmente, vai centralizar as operações de distribuição de maquiagens e cremes, segundo o presidente da fabricante Artur Grynbaum.
O grupo — que reúne as marcas “O Boticário”, “Eudora“, “Quem disse, Berenice?“, “The Beauty Box“, “Multi B” e “Vult” — faturou R$ 13,2 bilhões em 2018, um crecimento de 7% em relação a 2017. Para este ano, a empresa prevê uma expansão na mesma ordem, apesar das dificuldades de crescimento da economia.
“A consistência do nosso modelo de negócios permite que a empresa cresça mesmo com imprevistos como os de 2018”, explica Grynbaum, citando a crise financeira do país e a greve dos caminhoneiros.
De acordo com o executivo, a companhia deve realizar R$ 300 milhões em investimentos neste ano, mesmo montante registrado no ano passado.
Do total, R$ 100 milhões serão destinados ao novo centro de distribuição e à expansão de capacidade das duas fábricas em Camaçari (BA) e São José dos Pinhais (PR) — devido principalmente à alta demanda por produtos da “Eudora‘, segunda maior marca do grupo, que faturou R$ 1 bilhão em 2018.
O restantante do investimento será destinado às lojas próprias (R$ 50 milhões) e ao desenvolvimento de novas marcas (R$ 100 milhões), explica Grynbaum.
O grupo atualmente conta com 4 mil lojas e pretende abrir mais 50 este ano. Com a aquisição da Vult, em março de 2018, o Grupo Boticário expandiu para 35 mil pontos de vendas, chegando também a farmácias e lojas de conveniência. “A Vult é mais uma opção de consumo para os brasileiros, principalmente após a crise que afetou a renda da população”, explica.
Metas de sustentabilidade
Para manter sua essência, a companhia planeja seguir investindo em sustentabilidade e inovação. “77% dos produtos desenvolvidos pelo grupo tiveram algum tipo de sustentabilidade envolvido no processo. Nossa meta é que 100% da produção seja sustentável até 2022”, prevê o presidente da gigante de cosméticos brasileira.
Com atuação em 15 países, a companhia não tem previsão de desbravar novos territórios este ano, embora a China esteja nos planos de vendas via comércio eletrônico.
Fonte: Época Negócios