“Não tem isso de dormir single channel e acordar omnichannel: é uma jornada. São vários pequenos projetos. E é importante adotar a técnica de errar rápido. Teste, mas seja rápido.” – Guilherme Farinelli, diretor de E-Commerce do Grupo Boticário.
A fala veio durante sua apresentação ontem no VTEX DAY sobre como expandir uma marca globalmente.
Ele comentou que tornar-se omnichannel é o primeiro passo para escalar uma marca. Não apenas por posicionamento de mercado e comunicação de marca, mas em razão das vendas: “um cliente omnichannel tem um ticket médio maior, compra mais [maior volume nas compras] e gasta quatro vezes mais”. Ou seja, esse tipo de consumidor é muito mais rentável e mais fiel à marca.
Como não concorrer com lojas físicas e franqueados: a visão do Grupo Boticário
Depois de abrir o e-commerce, muito se especulou sobre o posicionamento do Boticário e outras marcas de beleza a respeito de abrir concorrência com seus próprios parceirojors. Segundo Farinelli, o que se faz no e-commerce do Grupo Boticário é uma jornada de forma mais integrada. Ele explica que é importante reforçar e aumentar a presença digital no mundo de hoje e isso não quer dizer que o consumidor brasileiro não vá comprar na loja física.
“Se não estiver forte no e-commerce, a gente vai perder [na verdade] para os concorrentes. No Brasil, apenas 2% compram online [enquanto nos EUA, esse número está nos 2 dígitos]. Em termos de receita, a mesma ainda está na loja física. O consumidor brasileiro quer testar, quer experimentar.” – Guilherme Farinelli, diretor de E-Commerce do Grupo Boticário.
Campanhas On x Off
Em resposta a perguntas da plateia, o representante da marca comentou que o pensamento não é de campanhas on versus off, e sim on e off. Quando em promoção, os preços praticados para produtos são os mesmos, a diferença é como se apresenta a campanha.
No e-commerce, pegam muito mais os micromomentos para trabalhar uma campanha não previamente planejada. Exemplo: vemos uma busca pelos consumidores por festas juninas e fazemos um tutorial sobre como usar maquiagem em festas juninas. Na loja, já seria mais custoso e burocrático aprovar uma campanha como essa.
“Estamos muito atentos a esses micromomentos, mas aí pensando em experiência, não em preço”, explicou Guilherme Farinelli, diretor de E-Commerce do Grupo Boticário.
Outro posicionamento é de trabalhar com múltiplas campanhas. Enquanto na loja física há espaço para trabalhar a comunicação de uma determinada campanha, no e-commerce, o Grupo trabalha com as mesmas promoções e preços, mas aproveitam para trabalhar campanhas simultâneas.
Inovação nos Negócios: quando o assunto é formas de inovar, Farinelli comentou que o grupo sempre esteve próximo de universidade e pega pesado em pesquisa interna. Mais recentemente, lançou o BotLabs para estar mais próximo das startups, um movimento de mercado que outras marcas vêm apostando nos últimos anos.
Fonte: Digitalks