A multimarcas de beleza The Beauty Box, com 40 lojas em seis Estados brasileiros, inaugura hoje três lojas em Recife, iniciando suas operações no Nordeste.
O plano de expansão para 2016 envolve 16 lojas novas. Três unidades – duas em São Paulo e uma em Balneário Camboriú (SC) – abriram as portas nos últimos meses e, em outubro, mais três serão inauguradas em Vitória.
A negociação dos pontos de vendas está mais fácil neste ano, diz Breno Salek, diretor de marketing e vendas. “Aparentemente o ânimo está melhorando, mas os ciclos são mais longos nos shoppings centers. Assim, a crise trouxe a oportunidade de encontrar bons locais a preços bem negociados.”
Em quatro anos de operação, a The Beauty Box, do grupo O Boticário, soma 40 lojas, todas próprias, em São Paulo, Rio, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. O modelo de franquias não está na estratégia, ao menos por enquanto, porque a operação é principalmente de revenda de marcas internacionais, diz Salek.
Com a subida do dólar no início do ano, os brasileiros passaram a gastar menos em viagens internacionais e o reflexo para a Beauty Box foi “muito bom, com crescimento a dois dígitos”, disse o diretor de vendas. No segundo trimestre o negócio desacelerou, o que ele atribui à falta de confiança do consumidor, ao desemprego e às incertezas econômicas.
“Nos últimos dois meses sentimos uma retomada nítida das vendas, com melhora de ânimo do consumidor”, afirma Salek. Em 2016 as vendas voltaram recentemente aos dois dígitos.
Entre as marcas internacionais mais vendidas estão Carolina Herrera, Dior e Lancôme. A empresa tem marcas semiexclusivas, como a francesa Nuxe e a americana The Balm, além da linha própria Produtinhos da Beauty.