A Thaty, nova Assistente Virtual Inteligente (AVI) do Grupo Boticário é a aposta da empresa para melhorar a produtividade do SAC e o índice de satisfação dos clientes. A tecnologia faz parte da estratégia da empresa para oferecer atendimento 24h por dia e todos os dias da semana sem interrupções.
A assistente digital está na área de Perguntas Frequentes da loja on-line do Boticário e é capaz de solucionar dúvidas que variam de produtos da marca, orientações, reclamações, além de ajudar revendedoras em problemas como esquecer senha e consultar faturamento.
Com a aplicação, a demanda de clientes por atendimento por telefone reduziu 59% desde novembro época que foi implementada. Estima-se que a tecnologia ajudará a economia de R$ 2,7 milhões até o fim do ano.
“Até 2016, nosso percentual de atendimento por telefone era de 71%. Apenas 29% dos nossos clientes preferiam e-mail, chat ou WhatsApp. Mas desde o começo do uso do AVI, o número de pessoas que ligam para o 0800 caiu para 44% e o percentual de quem busca informação por meio dos outros canais aumentou para 56%”, diz Simone Vidal, Coordenadora de Atendimento ao Cliente do Grupo Boticário, por meio de nota.
Atualmente a Thaty é responsável por 87% dos atendimentos, os outros 13% são atendidos por humanos e foi implementada pela Plusoft, empresa especializada em plataformas digitais de relacionamento.
“Este AVI é diferente porque entende sentimentos, faz análise semântica, georreferenciamento, ou seja, é mais humanizado e eficiente que outros robôs. Temos clientes que acreditam que estão falando com um humano e isso é o que desejamos mesmo”, completa a executiva.
Black Friday
Um dos principais trunfos da tecnologia é o seu uso durante uma das principais datas para o varejo, o período da Black Friday. No ano passado, a assistente virtual do Boticário realizou 5 mil atendimento de única vez, frente a média de 200 atendimento simultâneos diários.
Fonte: Novarejo