Rede já está em negociação para entrar também no Oriente Médio e na Europa. Previsão é que primeiros restaurantes norte-americanos abram as portas em 2023
Por Paulo Gratão
Com quase 80 unidades em funcionamento no Brasil, a rede de alimentação saudável Boali acaba de fechar contrato para abrir três franquias em solo norte-americano. A previsão é que a primeira seja inaugurada já no primeiro trimestre do próximo ano e as demais até o final de 2023. A informação foi revelada em primeira mão a PEGN.
Os empreendedores responsáveis pela operação norte-americana serão um casal, composto por uma brasileira e um americano, e as lojas serão inauguradas em pontos a serem determinados, na região conhecida como Grandes Lagos, que passa por estados como Minnesota e Nova York. A marca não revela o investimento feito nas novas lojas, mas projeta um faturamento de US$ 40 milhões em 2024 nos Estados Unidos, com 40 franquias em solo norte-americano.
De acordo com Rodrigo Barros, CEO da marca, um fator decisivo para consolidar a internacionalização do negócio foi a parceria estabelecida com a Sysco, distribuidora norte-americana de produtos para o food service. A Boali integrará um departamento específico para marcas emergentes da empresa.
“Os diferenciais percebidos pela Sysco foram a nossa eficiência operacional, o baixo custo de operação e a criatividade de inovação de produtos no portfólio com baixo número de SKUs” afirma Barros.
Além dos Estados Unidos, a Boali tem planos de levar a marca para os Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, e para Portugal, na Europa. De acordo com o executivo, já há negociações em andamento nos dois mercados, e a perspectiva é que os contratos sejam assinados ainda em 2022. Além da expansão internacional, a rede tem planos de dobrar a presença no Brasil, chegando a 150 pontos de venda até o final do ano.
“Os Estados Unidos são o mercado mundial mais maduro do food service. Além de ser uma grande oportunidade de negócio, também irá acelerar o nosso amadurecimento como companhia. Passaremos a ser uma marca global e isso elevará nosso nível de serviço, de portfólio de produto, de relação com o mercado, entre outras variáveis”, afirma Barros.
O setor de franquias voltou a se internacionalizar em 2021, após um ano de estagnação, provocado pelo início da pandemia. Só no ano passado, vinte marcas aportaram em outros países, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No total, 183 franquias brasileiras têm operações em 114 países.
Fonte: PEGN